Albânia, um pedacinho da Europa que cabe no seu bolso!

A Albânia não faz parte da União Européia e se manteve fechada para o turismo até o início dos anos 90, além de ter sido um dos últimos países da região a sair do regime comunista. Muitos ainda pensam que a Albânia é um lugar perigoso, porque associam o nome do país a conflitos, imigração ilegal e obscuros personagens da máfia albanesa em filmes de ação…

Mas isso é muito bom!

Primeiro porque essa é uma imagem distorcida e não há qualquer perigo em vir pra cá. Depois… depois tem vários detalhes, que vou contar neste e nos próximos posts. Já adianto que a Albânia é um país deslumbrante e oferece um excelente custo-benefício ao viajante, sem que a gente tenha que disputar espaço com uma horda de turistas – como na quase vizinha Croácia.

Deck com chiveiro na praia de Ksamil - Albania
Em Ksamil, dá para atravessar a nado até a próxima ilha.| Foto: @pratserie

Europa 3 em 1?

Quem curte fazer comparações, aponta várias semelhanças entre a Albânia e Itália (na região próxima ao salto da bota), Grécia ou Croácia. Mas também há vários fatores que tornam o país único, especial. Então, o melhor é tirar suas conclusões in locopor um terço do custo de uma viagem para os países citados acima! O “pacote” inclui praias maravilhosas (sem exagero algum), cidades históricas, sítios arqueológicos, parques e montanhas a perder de vista. Além da deliciosa gastronomia e de um povo genuinamente hospitaleiro.

Minha Praia

Se você não viu as fotos do post anterior – que mal fazem justiça à toda beleza de Saranda – imagine uma baía em forma de anfiteatro, cercada por montanhas altíssimas e com diversas ilhas bem em frente. Assim é a praia mais famosa da Riviera Albanesa, onde morei nos últimos meses. Ela é banhada pelo azul intenso do mar Jônico e tem pedrinhas brancas em vez de areia. As águas são cristalinas e não fazem ondas, só uma marolinha ou outra de vez em quando. Não tem como cansar desse cenário, que fica cada vez mais lindo com as nuances da iluminação espetacular que vem do céu. Aliás, Saranda também poderia ser chamada de cidade-luz, já que ali o sol brilha em todas as estações. São mais de 300 dias ensolarados por ano!

A belíssima Mango Beach em Saranda, Albania
Mango Beach em Saranda, Albania @pratserie

Do que os viajantes gostam

Que tal dar um rolê sem gastar quase nada? Dá para fazer Saranda de base e explorar ao redor, em viagens tipo bate-volta. Se tudo é tão barato nos pontos turísticos da Albânia, imagine nas cidadezinhas pelo caminho! Claro que há hotéis e restaurantes a preços compatíveis com outros países da Europa, mas não acho que compensem o investimento. O mesmo raciocínio vale para as comprinhas: o melhor é optar pelo mais autêntico e economizar sem culpa.

DICA👍🏻: Ganhe desconto na hospedagem e ainda ajude a manter o Pratserie usando um destes links em sua próxima reserva de hospedagem!
Para escolher entre várias opções de acomodação: https://www.booking.com/s/52_6/pratse23
Para ter uma experiência local alugando um espaço para ficar: www.airbnb.com/c/fprats1

Percorrendo 2 ou 3 roteiros rápidos, você já tem uma visão geral do que o país oferece de bom ao viajante (vou entrar em detalhes no próximo post). O transporte entre as cidades é simplório, mas custa pouquíssimo. E muita gente ainda vai de carona, que é bastante segura e difundida no país. Acho bem mais tranquilo do que dirigir por aquelas estradinhas escarpadas.

Estrada nas montanhas da Albania
É lindo demais, mas tem que ter cuidado nas estradinhas da Albânia! @pratserie

Se estiver a fim de festa, capriche na produção! As mulheres são super montadas, inclusive no dia a dia, e os homens se esforçam para replicar o estilo italiano – sem muito sucesso. Ah… prepare-se para ouvir muito regaton e voltar da balada com cheiro de cigarro nos cabelos. Ninguém costuma dançar(!) mas a maioria fuma na pista. Drogas como maconha e cocaína não são liberadas no país, pero que las hay, las hay e em abundância. É melhor tomar cuidado porque isso, sim, é território da tal máfia albanesa.

Azeitonas da Albania
Mercado de Tirama, capital da Albânia @pratserie

Economia sem passar fome

A comida na Albânia é farta e orgânica de verdade – o uso de agrotóxicos ainda não é difundido por aqui. É essa qualidade que transforma uma simples salada n’A salada mais deliciosa que você já comeu na vidaaaa. Além disso, os temperos harmonizam com o paladar brasileiro e há muito azeite envolvido. Lá não tem McDonalds e o que eles chamam de fast-food é bem mais gostoso: pizza, suflaki (foto abaixo, à esquerda) e churrasquinho grego. Outra delicinha rápida atende pelo nome de Burek e é encontrada a cada esquina. Ela é uma espécie de pastel de massa folhada com recheio de queijo e espinafre ou bacon com batata, em geral. Há também alguns pratos específicos de acordo com a região – frutos do mar nas praias, carnes no interior – mas em todos os lugares se encontra variações da salada grega, pimentões fritos (dos Deuses) e preparações com os melhores ingredientes de época. Aprecie com uma cervejinha mais barata do que Coca-Cola, um bom vinho local ou uma dose de Rakia, aguardente de uva que parece álcool puro. Brinde dizendo: “Gãzuar”!

Praticidades

  • Brasileiros e Portugueses não precisam de visto para entrar na Albânia e podem ficar até 90 dias no país, dentro de um período de 6 meses. É conveniente checar essa informação no portal consular antes de sua partida.
  • Os aeroportos mais próximos de Saranda ficam em Corfu, Atenas ou Tirana (capital do país). Desses pontos, há transporte direto para a cidade por entre 20 e 30 euros.
  • A moeda local se chama Lek (sigla ALL). Euros são facilmente aceitos e também não há dificuldade em se usar cartões de crédito Visa e Mastercard na Albânia. Mostre o din-din para ganhar descontos!
  • A língua é complicada, mas não é difícil encontrar quem fale inglês nas áreas turísticas. Detalhe: todos arranham o italiano e se esforçam para garantir a comunicação. Se quiser impressionar, pronuncie cashmere sem a sílaba “ca”. A expressão quer dizer bom, ok, beleza… e é usada nos mais variados contextos. Para negar, use “Iô” e o sim deles é “pó”. Agradeça com “palimindéri”.
  • O wi-fi é confiável nos bares, restaurantes, hotéis, hostels. Comprar um Chip (Sim-Card) local também é tranquilo (o da Vodafone tem melhor custo-benefício). Baixe o Google maps para usar offline, se necessário, mas os melhores caminhos podem ser por ruelas e escadarias que não aparecem no mapa. Portanto o melhor é sempre perguntar!
Fernanda Prats - boné Albânia
Foto tosca, pra mostrar como o brasão do país “inspirou” o logo da Cavalera @pratserie

Só Mais um Toque

Venha logo, antes que essa mamata acabe. E, sério, reconfirme estas informações antes de fechar seu roteiro porque o turismo está evoluindo muito rápido na região dos Balcãs. Para você ter uma ideia, agora estou viajando por Montenegro e constatando o quanto as coisas estão diferentes do que li em um post recente sobre o país – escrito por uma jornalista em quem confio muito. Então, fique à vontade para falar comigo se quiser mais informações!

Beijos, Prats

 

11 Replies to “Albânia, um pedacinho da Europa que cabe no seu bolso!”

  1. Ótimo Post Fernanda. É muito raro ver relatos da Albânia. Estou pensando em ir para lá em maio de 2018 com minha esposa e meus 2 filhos de 2 anos (no dia da viagem). O que você acha ? É seguro para familia? o clima está favorável para praia? Os comércios estão abertos nessa época?
    Minha intenção é pegar um carro em Tirana e partir pro sul do país.
    Já fui a Croácia, Montenegro e Bósnia e achei lindos países. Montenegro muito barato mesmo. Kotor é maravilhoso. Croácia é mais cara, mas é mais em conta que outro países badalados. Fui 2 vezes para lá e pretendo ir mais algumas, pois existe milhares de ilhas maravilhosas, fora a montanha.

    Curtir

    1. Obrigada pelo incentivo, Guto! Aqui vão suas respostas:
      Entre idas e vindas, estou há quase seis meses no país e posso te dizer que é bem seguro. A única preocupação com segurança que eu tive foi nas estradas locais. Me senti aliviada por não estar dirigindo… mas se você for bom motorista, é só não se distrair muito com o visual belíssimo ao redor 😊
      O clima aqui é bem ensolarado e tem feito até 18º agora que estamos quase no inverno. Acredito que dê para nadar aqui na região da Riviera se você for em horários de sol bem forte e deixar uma toalha por perto).
      O comércio funciona normalmente na baixa temporada, com exceção de algumas lojas mais turísticas e feirinhas.
      Não gostei muito de Tirana, mas vale uma visita rápida e a ida ao museu Art Bunker (talvez não seja muito interessante para seu filho menor). De lá você pode visitar Berat e depois descer ao longo da costa. Vou fazer um post sobre minhas viagens bate-volta a partir de Saranda e você poderá se inspirar em algumas ideias.
      Ah… e prepare-se para gastar MUITO… mas MUITO MENOS do que na Croácia e em Montenegro!
      Boas viagens,
      Fernanda.

      Curtir

  2. Olá!!Maravilha de post, completíssimo! Albânia está em nosso itinerário para março 2018,a princípio Tirana ,mas lendo seu post acho que vamos mudar pra Sarande… Lindo demais. Montenegro também é suuuuper barato tudo,gostamos bastante ,exceto o hábito das pessoas fumarem muito e em qualquer lugar,restaurantes ,shopping etc. Boa viagem!

    Curtir

    1. Super obrigada por comentar, Lea! Tirana realmente só vale se seu vôo for por lá – ou você for extremamente curiosa… mas vai matar a curiosidade rapidinho. Aguarde o próximo post com dicas de tours BBB pela Albania. Beijos, Prats

      Curtir

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.