Yoga para suar até a mente!

CLICK HERE FOR ENGLISH VERSION – GUEST POST FOR WELLNESS BY JASMIN’S WEBSITE

Se tem um exercício que dá tranquilamente para fazer em viagens é a Yoga. Ou, “o Ioga”, como diriam os puristas😊. Enfim, vou chamar do jeito mais simples para contar um pouco das minhas experiências com essa atividade física (e mental) pelo mundo.

A ideia é inspirar você a começar com a prática, ou se aprofundar em algum estilo para curtir cada vez mais os benefícios da yoga. Bora?

Tipos de yoga ‘testados e aprovados’ em viagens:

BIKRAN ou HOT YOGA

Quem acompanha minhas histórias de viagem pelas redes sociais já sabe que estou praticando essa modalidade ‘’quente’ em Bogotá, a Hot Yoga. Porém, apesar de fazer piadinhas sobre isso, a coisa é séria.

Em uma hora e meia fazemos 26 posturas (com uma repetição cada) em um ambiente com alta humidade e temperatura entre 37 e 42 graus.

E o mais difícil nem é o ‘strike a pose’ por 10 segundos num climão desses… é manter a concentração durante todo o tempo. Estar presente por 90 minutos, desafiando corpo e mente, dedicando cada segundo apenas ao próprio desenvolvimento.  

Quando digo que “sobrevivi a mais uma sessão de yoga-sauna” é só para descontrair. Na real, percebo que estou vivenciando algo transformador.

Ao voltar pra casa, depois de ter deixado meus pensamentos em silêncio por tanto tempo, observo que eles retornam com mais clareza e assertividade.

YIN YOGA

Se você se horrorizou com o relato anterior, pode relaxar… A Yin Yoga é uma opção bem mais light!

As posturas são feitas de forma gradual até que a pessoa chegue a um limite confortável para “descansar” em cada postura por um tempo. É essa permanência que “faz efeito”. Ela cria uma pressão contínua sobre tecidos conjuntivos que são difíceis de envolver em outros tipos de exercício E também envolve certas posturas de vida, como a forma de aceitar e lidar com pressões.

Sem esforço ou resistência, mantendo a respiração tranquila e profunda, a Yin Yoga relaxa e promove uma série de benefícios para o corpo e a mente.

Photos - Alice Luker and Fernanda Prats
sem retoques e longe da perfeição… o que vale é praticar!

AEROYOGA

A Aeroyoga é um tipo de modalidade desafiadora e estimulante. Lembra muito o Neo Pilates que eu fazia no Brasil com a sensacional Keite do Mendes Pilates — publicidade gratuita e genuína porque posso dizer que praticar com ela mudou minha vida para melhor!

A pena é que esse estilo demanda outros equipamentos além do mat de yoga. Sem falar na importância das instruções e correções! Então, aconselho você a pesquisar bem o local se decidir experimentar. Tive a oportunidade de praticar no Radiantly Alive, em minha temporada em Bali (foto à esquerda, acima) e no hotel/spa Santani, no Sri Lanka (na ponta, à direita).

Já conto sobre a imagem do meio… E se você está planejando uma viagem, não deixe de ver minha dica especial no final deste post!

SUP YOGA

SUP Yoga é uma aula de yoga em cima de uma prancha, geralmente em um lago ou rio com águas mais calmas — e muitas vezes com as pranchas presas a cabos de segurança, como aconteceu em minha experiência, no Sri Lanka.

O estilo da prática pode variar mas, como dá para imaginar, o principal benefício dessa ‘aventura’ é desenvolver equilíbrio e concentração.

QUALQUER YOGA!

Eu não poderia terminar este post sem mencionar o site Do Yoga With Me, que uma das garotas do Remote Year me apresentou quando estávamos morando em Liubliana, na Eslovênia.

No subsolo de nosso alojamento havia um grande salão espelhado, com colchonetes fininhos que a gente fazia de tapete para yoga. Minha amiga chamou a turma a praticar junto com ela, seguindo os vídeos do site, e eu gostei tanto que era sempre uma das primeiras a chegar para as sessões!

Então, continuo usando esse site para praticar yoga onde quer que eu esteja.

As aulas cobrem a maioria dos estilos e têm opções do iniciante ao avançado. Mesmo assim, vale ter alguma experiência com instrutores “em pessoa” antes de começar qualquer tipo de prática por conta própria. Para quem já tem esse costume, recomendo que primeiro assista o vídeo escolhido — ainda mais porque é tudo falado em inglês.

E aí, anima a começar na yoga ou a experimentar um novo estilo de prática? Estou torcendo para que você responda SIM e SIM!!! E para se inspirar ainda mais, dá uma olhada neste vídeo, depois me conta se VAI ou VAI incluir a yoga em sua vida!!!

DICA👍🏻: Ganhe desconto na hospedagem e ainda ajude a manter o Pratserie usando um destes links em sua próxima reserva de hospedagem!
Para escolher entre várias opções de acomodação: https://www.booking.com/s/52_6/pratse23
Para ter uma experiência local alugando um espaço para ficar: www.airbnb.com/c/fprats1

Beijos, Prats

Photo: Alice Luker @styleinsrilanka

6 Replies to “Yoga para suar até a mente!”

  1. Pois é querida. Independente da linha que se escolha a premissa inicial é a que de o yoga é uma prática para além do físico. E é o maior dos desafios, por mais que digam o contrário. Exercitar a mente é tarefa que exige dedicação e disciplina e isso o yoga nos convida a ter. De minha parte, sempre gostei, pratiquei pelo menos três modalidades (infelizmente nenhuma dessas que citou, então não posso opinar a respeito, só admirar) e atualmente acho que estou “descobrindo” uma nova, o mama yoga, que é aquela em que vc faz a linha que souber, desde que lide com o desafio de fazer com a cria por perto. 😁😁

    Curtir

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.