Viajando nos cafés da Colômbia

O que mais tenho feito nessa estadia prolongada em Bogotá é degustar cafés colombianos. Como resistir?!! Claro que ainda sou mais apaixonada por nosso café brasileiro e sinto saudades daquele cheirinho vinda da cozinha de minha mãe, das conversas ao vivo com meus amigos tomando um espresso bem tirado…

Mas deixa eu te contar dos meus achados por aqui!

Diferenças entre os cafés da Colômbia e do Brasil

Quando eu morava em São Paulo, fiz um curso de barista onde aprendi algumas coisas que agora estou comprovando na prática. Só que, em vez de explicar de forma muito técnica, vou levantar os três pontos mais interessantes para qualquer apreciador de café:

  • Gosto – Os cafés colombianos, em geral, são mais ácidos do que os brasileiros. Os nossos tem notas mais doces, o que ajuda muito pra quem está começando a dispensar o uso de açúcar ou outros adoçantes para sentir melhor o gosto do café.
  • Aparência – Os cafés da Colômbia podem parecer ‘fracos’ para quem se acostumou ao cafezinho brasileiro de cada dia. No entanto, isso não tem a ver com as quantidades de pó ou água no preparo. O que faz a diferença é a torra mais clara e o corpo balanceado. Ou seja, o café daqui não é tão escuro e encorpado quanto o nosso.
  • Produção – Além da qualidade do solo (vulcânico) e da boa relação entre a temperatura e pluviosidade em diversas regiões do país, muitos produtores da Colômbia utilizam métodos que elevam a qualidade do café – como a coleta seletiva e o beneficiamento artesanal. Por conta disso, eles ainda conseguem algumas vantagens comerciais que desfavorecem o café brasileiro produzido em larga escala.

Então, para evitar uma comparação desleal, o ideal seria contrastar um café colombiano com um de nossos cafés especiais.

15 lugares para tomar um ótimo café colombiano em Bogotá

Ah, essa vida difícil degustando cafés da Colômbia na capital do país…  E olha que as experiências não se limitaram a lugares bacaninhas como os que você vai ver a seguir. Também provei algumas marcas de supermercado e até arrisquei um ‘tinto’ vendido por ambulante antes de fechar esta lista – que está em ordem alfabética por motivos de librianice aguda.

Lugares para tomar café colombiano em Bogotá @pratserie

AMOR PERFECTO

Lembro da minha curiosidade ao encontrar esse nome no meu mapa, mas ele não poderia ter mais a ver… porque a rede é perfeita para os amantes de café! #desculpeotrocadilho. O ótimo café colombiano que leva a marca da Amor Perfecto também pode ser encontrado em diversos outros estabelecimentos, além dos ‘centros de experiência’ em Bogotá, Medelin e Ibagué. Super recomendo um dos doces servidos no Panella Roll para acompanhar esse café!!!

ANDARIEGA BICICAFÉ

Se você cruzar com essa bicicleta em suas andanças por Bogotá, não deixe de provar o excelente café colombiano 100% tipo exportação oferecido pelas meninas! Além de trabalharem com o ótimo produto cultivado por camponeses nas melhores regiões cafeeiras da Colômbia, elas fazem questão de tornar a experiência enriquecedora. Então, você pode moer seu próprio café, escolher o tipo de preparo de seu filtrado, fazer perguntas… só não rolar dar uma volta com a bike 😊

Andariaga Bicicafe - Bogotá @pratserie

AZAHAR

Gostei muito do ambiente da loja deles no parque 93, bem em frente a um cinema de rua. O lugar é aconchegante e tem um terraço envidraçado onde dá para ficar de olho no movimento enquanto aguarda sua sessão experimentando um dos cafés da marca, que também é exportadora de café verde colombiano e tem representantes espalhados pelo país.

ABASTO

Mistura de restaurante e mercadinho chique, esse lugar é ótimo para sair do brunch de domingo com boas compras de mantimentos, incluindo o pó do café orgânico servido ali. As vendas também podem ser feitas pelo site – com entrega apenas na região.

Aliás,  se você está planejando uma viagem pra QUALQUER LUGAR,  não deixe de ver minha dica especial no final deste post, ok?

BAGATELLE

Café da manhã a qualquer hora? Esse é meu tipo de lugar! Acho a coisa mais ‘comfort’ do mundo um café com leite e pãozinho fresco pra molhar na gema do ovo…  e nem sempre esse desejo tem horário restrito até as 11 da manhã. Além de tomar um bom café da Colômbia, vale a pena experimentar os pratos que misturam referências europeias com um toque local – por exemplo,  a versão do croque madame com ingredientes mais rústicos como o pão campesino.

Bourbon Coffee Roasters @pratserie

BOURBON COFFEE ROASTERS

Ele fica fora do eixo gastronômico da cidade, conhecido como zona G, mas vale a visita. E muito! Um lugar bacana e sem frescuras, com ótimos baristas e excelentes opções de preparo. Lá também é possível comprar café de origem, além de curtir um ambiente frequentado por estudantes locais – e o lugar é tão hypster que se promove através do Tumblr e Instagram.

CAFÉ CULTOR

O projeto por trás dessas cafeterias tem foco no impacto social, econômico, cultural e ambiental em relação ao café da Colômbia. Eles trabalham diretamente com as famílias de cafeicultores de pequeno porte e tem pontos de venda em lugares interessantes como a linda livraria Wilborada, que tem uma coleção enxuta de exemplares em diversas línguas.

CAFÉ QUINDIO

Empresa desenvolvida na cidade de Armênia, que fica numa região agora conhecida como Eixo Cefeteiro da Colômbia e tem atraído cada vez mais turistas. O delicioso café produzido por lá é comercializado nas lojas/cafeterias da marca espalhadas pelo país.

Lojinha do café Quindio @pratserie

JUAN VALDEZ

O café mais popular da Colômbia, com uma grande rede de cafeterias espalhadas pela cidade de Bogotá e pelo país. O nome é uma criação da federação nacional de cafeicultores colombianos, que desenvolveu esse personagem para destacar o café de origem 100% colombiana – sem misturas com grãos vindos de outros países. Ah, e também indicado por todos meus amigos que já tinham vindo para cá 😊.

LA CASTAÑA

Aqui a escolha é mais sobre o lugar do que sobre a qualidade do café, apesar de ser excelente. O ambiente é delicioso, confortável para passar tempo trabalhando ou tomando um solzinho na área externa quando a temperatura não está muito baixa. Além disso, as comidinhas do cardápio são interessantes e bem preparadas – também no estilo ‘confort-food’.

Libertario Cafe - Botogá @pratserir

LIBERTARIO

O Libertario tem um estilo próprio que faz a gente se sentir parte de um clube. E, de fato, a empresa conta com um clube de café online. Mas o mais interessante é o apoio que eles dão a pequenos cafeicultores da região de Zipacón, de onde vem os excelentes cafés servidos ali. Tanto na loja quanto no site são oferecidos 3 tipos de cafés colombianos, batizados com nomes ‘revolucionários’: o Paz, bem equilibrado; o Libre, mais intenso, e Rock, apresentado como o rebelde.

MARCHA

Localizado junto ao Museu Bottero, Casa da Moeda e Museu de Arte do Banco da República, este lugar pode ser chamado de oásis também. Isso porque a área vive lotada de turistas… e de um tanto de gente que fala alto, entra numa espécie de transe artístico e posa na frente dos quadros até que os alarmes de segurança sejam acionados. Ou seja, só entrando nesse restaurante para relaxar e provar um espresso bem tirado – além de ficar de olho no barista, que mais parece um DJ.

NOTAS DE CAFÉ

‘Me senti’ por ser a primeira pessoa a escrever sobre esse lugar no TripAdvisor. E eu tinha que compartilhar essa descoberta, mesmo que desse um trabalhinho incluir os dados. Mas valeu. Adorei experimentar os cafés e comidinhas desse lugar, além de ter aproveitado o ambiente confortável e o wifi para dar uma trabalhada. Pena que não deu para participar de um dos cursos/degustações que eles promovem.

San Alberto, um dos melhores cafés da Colômbia

SAN ALBERTO

Provei esse sensacional café em minha visita ao Museu do Ouro, um lugar recomendado por 10 entre 10 dos meus amigos que já estiveram em Bogotá. O que ninguém tinha me dito é que ali também se pode provar um dos mais preciosos cafés da Colômbia – o premiadíssimo San Alberto. Além disso, a experiência geral foi incrível. Nada como ter atendida por um barista atencioso e competente!

VARIETALE

Aqui vale o clichê ‘por último, mas não menos importante’ porque este é um lugar sensacional, que vende e serve cafés de altíssima qualidade. Assim como a maioria dos lugares indicados nessa lista, eles oferecem vários estilos sofisticados de preparação para a gente escolher (chamex, prensa francesa, dripped, aeropress, siphon…). E ainda são amigáveis com os estudantes da região (ou turistas de baixo orçamento hehehe) pois todo dia lançam promoções tipo café+bolo a preços bem acessíveis.

Deu pra entender porque o meu Top 5 virou Top 10 e acabou ficando com 15 dicas de lugares? E pode ser que essa lista até cresça, porque ainda vou tomar muitos cafés colombianos antes de sair de Bogotá!

Beijos, Prats

Onde provar os melhores cafés da Colômbia @pratserie

DICA👍🏻: Ganhe desconto na hospedagem e ainda ajude a manter o Pratserie usando um destes links em sua próxima reserve de hospedagem!
Para escolher entre várias opções de acomodação: https://www.booking.com/s/52_6/pratse23
Para ter uma experiência local alugando um espaço para ficar: www.airbnb.com/c/fprats1

7 Replies to “Viajando nos cafés da Colômbia”

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.