Meu axé para a Turquia

Os ataques deste final de semana na capital, Ankara, trouxeram de volta a sensação de insegurança que tive ao desembarcar em terras turcas no início do mês passado.

Numa das muitas madrugadas de insônia que tive por lá, conversei com a jornalista Janaína Pereira e tivemos a ideia do intercâmbio de vídeos via Facebook – sem grandes produções, mas com muito conteúdo sobre o que estamos vendo e vivendo em nossas viagens. Assim surgiu a série #entranaconversa.2015-10-15 23.53.00

Conversando com um grupo de universitários no meu alojamento turco, aceitei a sugestão de incluir também o pessoal do Remote Year nos meus vídeos da série 3+. Claro que somos todos feras, com habilidades para exercer nossas profissiões remotamente. Mas resolvi fazer diferente e revelar como a gente é “fora da caixinha”.

A Sila Nur Izik, por exemplo, é uma empresária de comunicação que poderia ser guia de Turismo em Istambul. Ela deu tantas dicas sobre sua cidade natal para a turma, que foi apelidada de Oráculo. Inaugurando os vídeos sobre a turma, ela mostra passo-a-passo como se faz uma Cafeomancia, a leitura na borra do café.

Apresentação1

Aproveitei da boa vontade da minha amiga-orácula-cobaia, pedindo uma previsão para o futuro do Brasil. De coração, espero que a Turquia também receba uma dose de esperança.

20150915_195429_2

Viver e trabalhar em Istambul me fez mudar conceitos estereotipados sobre o país – que só tinha visitado antes, como turista. Ainda que a visão continue sendo de uma estrangeira, ou talvez exatamente por isso, identifiquei semelhanças com situação brasileira. A economia retraída, a publicidade acanhada… Além da Sila, tive o prazer de conhecer muita gente empreendedora e inspirada. Mas que no momento precisa poupar o fõlego. Pude sentir no ar a tensão crescente com relação às eleições que estão chegando. Torço muito por mudanças pois voltar lá faz parte da minha lista de desejos de nômade digital. No final deste post, listo os vídeos realizados na Turquia para o canal Pratserie no You Tube

20150906_162011

Assista meus 3+ com essas 3 mulheres inspiradoras:

Anúncios

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s