Algumas curiosidades que (só) descobri viajando

Você já reparou nestas coisas? Ou fez outras descobertas interessantes em suas viagens?

Nem todas as minhas constatações são assim tão… “tã-dã!” Várias resultam de improvisos em viagens, até. Mas aqui também tem dicas de moradores locais ou descobertas feitas quando morei em destinos turísticos, com acesso a lugares que poucos incluem no roteiro.

Então, confira alguns fatos que me surpreenderam durante essas estadias em diversos países – incluindo passeios pelo Brasil – e tire suas conclusões.

Pequenas lições e curiosidades de viagem

  • Um dos melhores lugares para se ter contato com o estilo de vida em um país estrangeiro é o supermercado. Os hospitais estão entre os piores lugares para isso.
  • Algumas bandejas de ovos à venda nos supermercados do Japão podem conter ovos já cozidos.
  • Viajar pelo Peru equivale a uma aula prática de geografia: tem lago gelado, dunas e oásis, falésias, incríveis formações rochosas e uma bela vista para os Andes.
  • O açaí é batido com creme de leite gelado e consumido com farinha nos lugares onde é encontrado em abundância, ou seja, à beira dos rios da bacia Amazônica.
  • Alguns aeroportos, como os de Singapura e Catar, oferecem passeios turísticos gratuitos para quem precisa esperar um longo período até o próximo voo. Esta dica não é novidade, mas só descobri viajando mesmo! E tem mais….
passeios gratuitos para fazer em trânsito
Doha
  • O café com leite é considerado bebida típica no México (além da tequila e do chocolate), mais precisamente na cidade de Veracruz – onde também acontecem desfiles de Carnaval.
  • As pessoas não costumam esquentar a marmita nos países asiáticos. Porém, a comida costuma conter condimentos bem ‘quentes’.
  • Reiquiavique, na Islândia, tem uma praia incrível que não é aquela de areia preta dos passeios turísticos. Os moradores frequentam um local onde dá para nadar nas águas geladas do mar depois de se aquecer nas águas quentes que brotam das pedras, bem na faixa de areia. Ali ainda há uma estrutura com lanchonete, sauna, chuveiros, banheiros e armários.
  • A Escandinávia tem outras praias inusitadas que vale a pena visitar no verão – eu fiz SUP (aquela atividade em que se fica de pé numa prancha) pela primeira vez em Estocolmo! Dá uma olhada nos meus posts sobre a Dinamarca e a Finlândia.
  • Para quem viaja sozinha, uma praia QUASE deserta é melhor que uma praia deserta. É mais seguro curtir a natureza com algumas famílias ou surfistas por perto. E não é só isso…
praia deserta na Tailândia @pratserie
Tailândia
  • Viajar sozinha de carona pela Albânia e outros países dos Balcãs é mais seguro do que viajar com o boy em um trem lotado no Sri Lanka.
  • Nem sempre aquele olhar diferente quando a gente conta que é brasileira significa assédio ou preconceito. O fato é que muitos estrangeiros associam a palavra ‘Brazilian’ à depilação íntima.
  • Os homens costumam caminhar de mãos dadas em muitos países muçulmanos. É comum ver os caras passeando assim pela pracinha aos domingos, enquanto as mulheres e crianças ficam em casa.
  • Vários países do leste europeu têm uma postura mais relaxada com relação à maconha. Ainda assim, eles são bastante seguros para os turistas. Eu não fumo, apenas observo 🙂
  • Alguns cachorrinhos que saltitam em quintais lá no Vietnã eventualmente podem ser comidos pela família que os cria. Sem dó.
  • O pessoal do sul do Brasil deve saber disso, mas eu só descobri que borrego não é carne de burro enquanto viajava por Portugal.
  • Essa eu esqueci de contar no post das curiosidades sobre o Sri Lankaàs vezes a gente se depara com répteis de 1,5m em plena cidade, que parecem animais pré-históricos !
  • Nem todos as francesas são elegantes, nem todos os italianos são folgados, nem todos os americanos são práticos… As generalizações caem por terra na convivência com pessoas de diversas nacionalidades.

Para ser sincera, grande parte destas constatações surgiram em conversas de boteco pelo mundo afora. Como não tenho frequentado muitos bares ultimamente, resolvi compartilhar estas curiosidades de viagens por aqui.

Depois me conte suas impressões nos comentários, tá?

Beijos, Prats

lições e curiosidades de viagens @pratserie
Sri Lanka, China e Croácia

*Foto de capa – Alice Luker (Style in Sri Lanka)

Anúncios

11 comentários

  1. ótimas constatações ,principalmente as de botecos, que é esta nossa cultura ,que vai se perder por causa de um cara , que vai ser presidente e nós artistas de todos os modos, vamos sofrer , enfim , sacanagem isso “açaí é batido com creme de leite gelado e consumido com farinha”..rsrsrs…inventarei um drink assim …thanks

    Curtido por 1 pessoa

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.