15 Curiosidades sobre o Sri Lanka que (quase) ninguém posta nas redes sociais.

CLICK HERE FOR A SPECIAL ENGLISH VERSION OF THIS CONTENT, CREATED FOR ZAFIGO.COM

Este é um post “diferentão”, com fotos e informações curiosas reunidas durante o tempo em que morei no Sri Lanka. Como essas histórias são menos divulgados nas redes sociais, acho que você vai se surpreender com algumas delas…  Dá uma olhada e depois me conta!

1. De costas pra Buda

15 Curiosidades sobre o Sri Lanka-Fernanda-Prats.jpg
Viharamahadevi Park, Sri Lanka

Talvez outros turistas tenham posado pra foto dando as costas pra uma estátua de Buda, mas isso é considerado desrespeitoso e chega a ser proibido no Sri Lanka – dá um zoom pra ver a placa na foto abaixo! Então, espero que você também aceite a explicação para minha “selfie-vexame”: _Ooops, foi de ladinho, seu guarda.

Aeroporto de Colombo (Sri Lanka)
Bandaranaike International Airport, Sri Lanka @pratserie

2 – Rolê no Busão

Telão, música no talo, decoração em cores vibrantes e nenhuma preocupação com segurança no trânsito. Vai encarar essa aventura? Então entra logo porque, nos ônibus do Sri Lanka, o lema é “Quanto mais gente, melhor”.

Ônibus no Sri Lanka
Ônibus local em Negombo, Sri Lanka @pratserie

3 – Templos 24h

Turista “padrão” acorda cedo, pega fila e procura uma brecha entre seus semelhantes pra fazer sua foto no templo mais famoso, certo? Nada contra. Só te digo que no Sri Lanka há vários templos que ficam abertos durante a noite – e muitos nunca fecham.

Templo hinduísta à noite
Templo hinduísta na Galle Road, Colombo (Sri Lanka) @pratserie

4. Me leva pra casa?

É triste ver tantos cães abandonados nas cidades e praias do Sri Lanka. Algumas pessoas deixam comida e água para eles, mas a adoção de animais de rua ainda não é muito disseminada no país. Em um ano e meio vivendo por lá, conheci poucas pessoas que tinham pet – e todos escolheram seus amiguinhos pela raça.

Cachorro na praia
Cãozinho sem dono na Praia de Mount Lavinia, Sri Lanka @pratserie

5. Trânsito animal

Já contei sobre a famosa procissão dos elefantes aqui e ainda mostrei uma porção de imagens do animal neste outro post. Mas esta foto foi capturada da janelinha do tuktuk, em plena avenida, numa mera noite de quarta-feira. Desculpe a má qualidade, eu simplesmente não resisti em fazer o registro!

Elefante na rua - Sri Lanka
Elefante na área urbana de Colombo, Sri Lanka @pratserie

6. Travessia

Se engana quem vê o mapa e imagina encontrar belas praias em Colombo. Os trens passam muito junto à orla e é preciso atravessar os trilhos para chegar perto do mar. Em Mount Lavinia, ainda há bares e restaurantes no caminho –  a primeira vez que fui lá, tive que andar pela linha até achar uma portinha como essa à direita!

Trem na orla do Sri Lanka
Acesso à praia de Mount Lavinia (Sri Lanka) @pratserie

7. Intercâmbio Gastronômico

Além de confundir nossa cabeça com o trânsito na mão inversa, a influência da colonização inglesa no Sri Lanka também se impõe de uma forma mais saborosa – ou seja, na forma de Fish and Chips. Por outro lado, a Inglaterra acabou “importando” a paixão pelo Curry, carro chefe da culinária sinhalesa.

Fish'n Chips- Cricket Club Sri Lanka
Fish’Chips do Cricket Club Cafe em Colombo (Sri Lanka) @pratserie

8. Trio Elétrico

Os tuk-tuks ou three weelers estão por toda parte- e na maioria das fotos – do Sri Lanka. Só que ainda é difícil encontrar a versão elétrica do veículo de três rodas.

electric three wheeler (Sri Lanka)

9. Cara Pálida

Assim como acontece em muitos países asiáticos, o padrão de beleza ocidental também é muito almejado no Sri Lanka. E a obsessão por clareadores não fica restrita às mulheres.

Bleaching beauty products for men
Produtos na prateleira de um supermercado em Colombo (Sri Lanka) @pratserie

10. Alerta de Spoiler

Não se iluda com os cortes de cabelo modernosos. A maioria dos homens mantém uma mentalidade muito antiquada quando se trata de questões de gênero. Eles ainda pegam pesado na paquera e são extremamente opressores com as namoradas. Bom, o machismo no Sri Lanka rende bem mais do que um post – tenho outros textos sobre o tema aqui e aqui no blog – mas é sempre bom sinalizar.

Macho Café Sri Lanka (fachada)
Lanchonete em Katunayaka (Sri Lanka) @pratserie

11. Sujou

Infelizmente, esta é uma imagem muito comum nas praias do Sri Lanka – e tem piores!

Lixo jogado na praia
Lixo nas praias do Sri lanka @pratserie

12. (in) Feliz Natal

A pretensão de erguer a árvore de natal mais alta do mundo , em 2016, teve péssima repercussão entre a população do Sri Lanka – país de maioria budista que sofreu muitos anos por conta de conflitos religiosos. As reclamações, no entanto, nada tinham a ver com a celebração católica. O fato é que o vultoso investimento e a má qualidade do projeto não pegaram nada bem. A árvore só não ficou mais feia do que as ruas com esgoto a céu aberto, por exemplo, e outros indícios de pobreza onde essa verba poderia ser melhor aplicada. Custosa e indesejada, a obra ficou paralisada por meses e só foi entregue na véspera do Natal. Ironicamente, a árvore não conseguiu o aval do Guinness por não se encaixar propriamente na categoria,  já que o design, acabamento e decoração ficaram muito pobres.

Natal no Sri Lanka
Árvore de natal na Galle Face Green e rua sem saneamento em Weligama (Sri Lanka) – a valeta entre a gente e a loja, na foto à direita, é o canal de esgoto. @pratserie

13. Fake Fake Fake

Se a marca é bem famosa, logo ganha “homenagem” no Sri Lanka. Atenção para não se confundir com a troca de letras e outros detalhes sutis.

Embalagens fake imitando marcas famosas | Foto: @pratserie

Imitação de marcas famosas (Sri Lanka)
Marcas “inspiradas” em outras mais famosas. Nem a revista GQ foi poupada! @pratserie

14. Design Holandês

Além do famoso Old Dutch Hospital e da área do Forte em Galle (tidos como must-see por todos os guias), há outros exemplos de inspiração holandesa na arquitetura e urbanismo do Sri Lanka. Uma bela herança do período que o país foi dominado pela Holanda.

Dutch inspired channel in  Sri Lanka
Canal com inspiração Holandesa em Colombo, Sri Lanka. @pratserie

15. Aprecie com Simplicidade

Pra mim, o Sri Lanka é melhor retratado nos posts que os turistas compartilham em suas redes sociais do que com as imagens photoshopadas e textos ultra elogiosos dos guias. Ainda assim, há muitas camadas que só são reveladas pra quem chega mais perto – e é isso que torna a experiência mais interessante!

Fisherman in Negombo (Sri Lanka)
Peixeiro numa cena nada incomun nas ruas de Negombo, Sri Lanka @pratserie

Beijos, Prats

PS – Todas as fotos são de minha autoria e foram capturadas com o Galaxy Note 4 que a Samsung Brasil me presenteou.

BONUS: A imagem de capa foi feita em Dambulla, Sri Lanka, num templo encravado na pedra. O lugar rende tantas imagens interessantes que muita gente nem percebe o topless da estátua!

 

 

Anúncios

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.