Elefantes&Paetês

Este ano eu não vi nada, nadinha do Carnaval do Brasil. Em compensação, tive a sorte de estar no Sri Lanka numa lua cheia em fevereiro e ver o Perahera. Batuque, fantasias, alegorias e alguns passos de dança até me lembraram a festa brasileira. Só que, aqui, os “destaques” não são celebridades ou mulheres seminuas. E sim, diversos elefantes desfilando com modelitos cheios de brilho!

6839733401_647699a610_b
foto: indi.ca

Mesmo com toda diversidade religiosa no Sri Lanka, um feriado ligado ao Budismo se repete a cada lua cheia – o Poya. Vários estabelecimentos comerciais fecham – inclusive os bancos – e a venda de bebidas alcóolicas é interrompida desde a noite anterior ao feriado, que marca diferentes celebrações do Budismo. A mais grandiosa acontece no Poya de fevereiro e é denominada Nawam Maha Perahera – também chamada de Elephant Parade (Parada dos Elefantes) pelos os turistas.

elephant_parede_by_Fernanda_Prats.jpgEsse tipo de cortejo é tradicional da região de Kandy, mas também acontece em Colombo desde o final dos anos 70s. Os ingressos para as arquibancadas se esgotam rapidamente e as pessoas passam horas em pé nas calçadas próximas ao templo Gangaramaya para ver os elefantes – que tem significado especial na religião: o animal teria aparecido num sonho à véspera do nascimento de Buda.

elephant_parade_instragram_@pratserieAlém da manada vestida com gigantescas fantasias, há música, dança, alguns “carros alegóricos” e impressionantes performances com ares de arte circense. O início do desfile é marcado por chibatadas no ar. Há “alas” de equilibristas, danças com fitas e aros de fogo. Algumas mulheres e crianças também participam do espetáculo, mas a maioria dos “passistas” é homem. Mesmo que muitas vezes estejam vestidos com roupas femininas, a atitude não é brincalhona – minhas aspas de referência ao Carnaval são só para associar a algo conhecido aí no Brasil.

sri_lanka_elephants_by_pratserie.jpgApesar de todo o encantamento com o espetáculo, bate uma certa apreensão ao chegar perto dos elefantes. Não de medo, já que eles estão acorrentados pelos pés – o que atrapalha bem a locomoção. Fico pensando em como eles são transportados e alimentados, se ficam na sombra e descansam o suficiente… será que os paetês não incomodam? Nada disso parece incomodar o público, já que os elefantes fazem parte da vida e cultura do Sri Lanka. Dizem que os budistas se desdobram para tratar bem esses animais. Do fundo do coração, quero acreditar. Namastê!

Sri_Lanka_por_Fernanda_Prats.jpg

Beijos, Prats

Anúncios

5 comentários

  1. Olá! Seu blog é demais! Amei!!
    Eu e meu marido estamos pçanejando uma viagem para o Sri Lanka em maio/junho. Gostariamos de um hotel que ficasse a beira mar e que fosse de qualidade. Voce indica algum?
    Muito obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá, Khawanna!
      Obrigada por comentar! Fico feliz que meus posts sirvam de inspiração no planejamento de sua viagem! Se estiverem indo para as praias no sul do Sri Lanka, posso indicar estes dois hotéis que ficam em pontos ‘estratégicos’ para vocês explorarem a região:
      – Garton’s Cape – http://www.gartonscape.com/
      – The Owl and the Pussycat – http://www.otphotel.com/
      Como eu morei na região, nunca me hospedei neles. Porém, tive a chance de frequentar ambos porque eu também trabalhava em hotelaria. O primeiro tem uma praia fechada e é perfeito se você quer sossego. O segundo é super estiloso e fica mais próximo de Galle, uma cidade linda para você visitar. Seja qual for sua escolha, aproveite para fazer a reserva com o link que estou compartilhando abaixo para receber um desconto e, ao mesmo tempo, colaborar com o meu bllog:
      https://www.booking.com/s/23_8/pratse23
      E continue de olho porque logo vou postar mais artigos sobre o Sri Lanka!
      Beijos, Prats

      Curtir

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s