Sri Lankan Style

Pouco, quase nada. Essa foi minha resposta quando uma amiga, espantada, questionou minha decisão de vir para o Sri Lanka: – Mas o que você sabe sobre esse lugar?

Apaixonada por fotografia que sou, a primeira referência que veio à minha cabeça foi esta icônica imagem do fotógrafo Steve McCurry. Claro que depois eu comecei a pesquisar melhor…

stevemccurrystiltfishermen_pratserie_blog
Steve McCurry

Hoje as pessoas pagam aos pescadores para subir nessas pernas-de-pau com seus paus de selfie. E o país vem experimentando um saudável crescimento no turismo, depois de se recuperar dos efeitos do Tsunami de 2004 e uma guerra civil bem difícil de entender – digo isso porque a população é ultra tolerante e já foi colonizada por outros povos anteriormente (Portugueses, Ingleses e Holandeses) enquanto as etnias internas disputavam o poder.

Sri_Lanka_defense_ministry_by_pratserie.jpg
Ministério da Defesa, em Colombo

Por conta de tantas influências, é fácil encontrar gente que fale bem o inglês e tenha o costume de tomar chá às 5 ou se deparar com construções e rios canalizados à moda holandesa. Além disso, alguns sobrenomes que nos são bem familiares, como Silva e Perera, estão à vista em placas de ruas e estabelecimentos comerciais.

Little_Rome_by_pratserie.jpg
Igreja Católica em Negombo

O período sob domínio de Portugal também é marcado pela conversão de muitas pessoas à fé católica. São tantas as igrejas na cidade de Negombo, por exemplo, que ela ficou conhecida como Little Rome (Pequena Roma). Mas a devoção dos sinhaleses se mantém diversa e há também várias mesquitas e templos budistas em todas as cidades, por conta da população de origem Tamil e Indiana.

chuddist_temples_in_sri_lanka_by_pratserie.jpg
Templo Budista em Negombo

Agora são os Australianos, Indianos, Chineses, Americanos, Europeus em geral – e Brasileiros, como eu – que começam a explorar o Sri Lanka. O fato do país ser uma ilha facilita. Não é difícil se locomover entre as praias e os parque nacionais para curtir a natureza e observar os animais. Mesmo nas cidades, há vários pontos interessantes a descobrir. E nas atividades mais simples a gente pode se encantar – como pegar os ônibus de linha (baratíssimos) e ser cumprimentada com sorrisos pelas pessoas.

Sri_Lanka_public_transport_by pratserie.jpg
Transporte público Seeduwa

Fora que é divertido observar a decoração que os motoristas fazem e curtir a música a bordo. Me sinto num filme de Bollywood, uma referência “importada” que faz sentido, porque a sonoridade é parecida com a indiana e muitas pessoas também se vestem com sáris e usam bindis.

srilanka_style_by_pratserie
Sri Lankan Style

Ah, sabe aquela balançadinha de cabeça que a gente vê nas coreografias? Eles fazem por aqui. E o sotaque parece muito, muito mesmo com o do Raj – personagem indiano da série Big Bang Theory 🙂

cinamon_grand_colombo_by_pratserie
Cinanmon Grand Hotel Colombo

Gostou do aperitivo? Então te convido a seguir comigo e conhecer mais da cultura, estilo e curiosidades do Sri Lanka e de outros destinos das minhas viagens…  Até o próximo post!

FernandaPats_in_SriLanka
Meu workspace do mês – Hangover Hostels Airport

Todas as imagens publicadas aqui são minhas, salvo quando creditadas a(o) autor(a).

Foto de capa: detalhe da decoração do Hotel Mount Lavinia.

 

Anúncios

5 comentários

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s