É normal… lá no Vietnã!

Queimar dinheiro, sair de pijama, lavar a louça na calçada. Nada demais. Meu interesse por essas coisas é que parece estranho lá. Mas não resisto ao impulso de perguntar, registrar as imagens e compartilhar aqui. Então vem ver as curiosidades do lifestyle vietnamita que os guias de turismo não mostram.

2016-01-25 00.00.39

 

AS DONAS DA RUA X OS DONOS DA CALÇADA

Você já deve ter notado que as motos aparecem na maioria das fotos de rua em Hanói. Aliás, difícil mesmo é a rua aparecer! O desafio é grande para atravessar a pé. Nnguém respeita faixa, farol ou mesmo a mão do tráfego. Os locais pregam que a gente deve simplesmente ir andando sem jamais mudar o ritmo. Assim os motociclistas – e os poucos motoristas – podem calcular o tempo para desviar. Um verdadeiro ato de fé e coragem a cada cruzamento. Ainda mais porque eles buzinam o tempo todo e conversam no celular enquanto pilotam.

hanoi-sidewalk

O pedestre encontra várias opções nas calçadas de Hanói – menos espaço para andar por elas. É preciso desviar de veículos estacionados na calçada, gôndolas de produtos, emaranhados de cabos nos postes, pessoas  fazendo a barba, jogando peteca ou ensaiando coreografia… além dos inúmeros “restaurantes” de rua com seus bancos baixinhos. As refeições são preparadas ali no meio fio mesmo e a freguesia não se incomoda com os ingredientes expostos em bacias no chão ou a louça sendo lavada na esquina. O que acontece se um rato passa por ali? Nada.

vietnamese-noodles.jpg

 

 

SALTO OITO OU OITOCENTOS PIJAMAS

Tão comum quanto ver mocinhas pilotando suas motos de salto alto é ver senhorinhas de pijama pela rua na parte da manhã – na feira, na padaria, no super… super normal!

vietnamese-style
Claro que vou contar mais sobre a moda no Vietnã! Já estou preparando post especial…

 

ENSAIO DE CASAMENTO

Em frente à vitrine de uma loja de luxo, um grupo de mulheres vestidas de noiva retoca maquiagem e cabelos. Fotógrafos e casais lotam a esquina e a praça perto do shopping e se revezam nos cliques por ali. Uma atração noturna à parte!

bride-style

 

QUEM NÃO DANÇA, SEGURA O MICROFONE

“Vocês, ocidentais, gostam de sair para dançar. A gente prefere cantar” assim a blogueira Camellia Dinh me explicou porque o Karaokê é uma das maiores manias nacionais. Então eu resolvi que tinha que passar por essa experiência antes de deixar o país. Micão!!! Fui com um amigo à uma rua fora da área turística, onde haviam vários bares de karaokê. Tivemos a maior dificuldade para entrar. Na maioria dos lugares, os seguranças diziam que estava lotado ou que não estavam funcionando, mesmo dando para ouvir as vozes vindo lá de dentro. Finalmente conseguimos explicar para um dos hostess que queríamos ao menos dar uma espiada. O cara foi nos levando por um labirinto de escadinhas até que abriu uma porta… Aí a gente entendeu qual era o problema: pensávamos em entrar num bar, tipo a Choperia Liberdade, pra ver os locais cantando. Só que lá as pessoas alugam um espaço privativo – como o da foto aí embaixo. Por isso tentaram nos barrar. Acharam que éramos mais um casalzinho querendo usar o lugar como motel!!!

karaoke

 

QUEIMANDO DINHEIRO

 

Calma, gente… esse é de mentirinha, conhecido como ghost-money. A moça do vídeo está cumprindo uma tradição de passagem do ano, mas o ritual também é feito em funerais e outras cerimônias para agradar ao Deus da Morte. O mais interessante é que agora os vietnamitas começaram a queimar dólares em vez de Dongs – a moeda local. Se essa história te interessa, super recomendo esta leitura.

Um último detalhe – e dica para quem pretende viajar pelo Sudeste Asiático: o Vietnã tem inverno. E não apenas estação chuvosa como em outros países da região. Faz frio de verdade, principalmente no norte do país.

vietnamese-bride

Até o próximo post!

 

2 comentários

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s