Minidocs de viagem: Manaus

Manaus é a capital do estado do Amazonas e a maior metrópole da região norte do Brasil, mas é só uma pequena parte do gigante e diverso ecossistema amazônico. Este post inaugura uma série que me atrevi a chamar de Minidocs. E as fotos analógicas que acompanham minhas histórias, impressões e dicas podem até reforçar a pegada de documentário. Vamos ver no que dá…

Álbum de fotos analógicas - blog sobre Manaus, Brasil

Essa experiência de viagem mistura a sensação de ser uma estrangeira em meu próprio país com a oportunidade de conviver com quem mora no lugar em situações cotidianas. Considero minha primeira iniciativa de viajar sozinha, apesar de ficar na casa de um amigo e rodarmos juntos por Manaus e algumas cidadezinhas da região amazônica. 

Mais do que ser um “guia local”, o David me levou para visitar a avó dele, fazer aulas de dança na academia e resolver coisas banais do dia a dia. Só que os nossos rolês também incluíram nadar em um igarapé, dormir em redes na varanda depois de que o gerador fosse desligado em uma comunidade ribeirinha e QUASE comer um churrasco de tracajá em aniversário de criança — amarelei quando eu vi aquela imensa tartaruga de água doce na churrasqueira 😱.

E por falar nisso…

Comidas típicas da amazônia

Em uma das minhas primeiras noites na capital amazonense, o David me falou: Vamos jantar na praça de alimentação? Topei imaginando que iríamos para um shopping, mas essa era a deixa para irmos até uma praça com várias barraquinhas de comida de rua. E, com esse tipo de brincadeira, ele foi me apresentando melhor o estilo de vida e as comidinhas locais

Minidocs de viagem: Manaus @pratserie

Estes são os meus destaques da gastronomia típica da região norte:

  • tacacá com jambu (uma erva que deixa a boca adormecida)
  • açaí batido com creme de leite e salpicado com bolinhas de farinha
  • doces feitos com cupuaçu em vez de chocolate

O tacacá é um caldo à base de mandioca que fica aferventando por vários dias para eliminar uma substância tóxica — é comum ver esse preparo em grandes tachos no mercado e nas barracas de rua.  E o açaí amazonense é bem diferente das versões adoçadas e com “toppings” à venda nas lanchonetes espalhadas pelo Brasil.

Minhas impressões sobre o Amazonas

Logo na chegada ao Amazonas, tive um choque… um choque térmico. Com o clima super quente e úmido, a sensação era de sair do aeroporto e entrar em uma sauna. 

Viajei no dia de Natal, aproveitando uma promoção de passagens baratas para Manaus (mesmo assim, bem caras). Meu amigo estava em outra cidade para as festas em família e resolvi ver os principais pontos turísticos de Manaus por conta própria. 

Já com ele, fui conhecer as cachoeiras de Presidente Figueiredo, a cidade de Coari e outros vilarejos à beira rio, onde tive um contato maior com o bioma amazônico. 

Cachoeira do Furo (AM) - Reprodução: Portal Amazônia
Cachoeira do Furo, Presidente Figueiredo/AM, Brasil – Reprodução: Portal Amazônia

Acho que foram uns sete dias de barco entre ida e volta de Manaus a Coari, dormindo em redes, lendo, rindo, falando em inglês com meu amigo (para fingirmos que eu era gringa) e anotando as minhas impressões em um caderninho que já não tenho mais. 

Mas não esqueço de ter me surpreendido por ver tantas garotas novinhas viajando com seus filhos e a quantidade de coisas que as pessoas iam colocando no barco: mochilas, pacotes amarrados com barbante, TV debaixo do braço, fogão embrulhado em lençol para ser puxado e empurrado…. 

arquivo viagem de barco pelo rio Amazonas
Foto 1: reprodução Agência Brasil

Também lembro claramente da sensação da brisa do rio e da transformação que testemunhei na chegada a Manaus: ao amanhecer, as meninas que estavam dormindo ao meu lado no barco começaram a se maquiar e perfumar até sair dali como empoderadas mulheres amazônidas.

Manaus – dicas práticas

Para não ficar só nos relatos de viagem, este mini doc também traz dicas de turismo em Manaus e minhas dicas afetivas para quem quiser se aventurar por uma das regiões mais emblemáticas do Brasil.

Quando ir

A melhor época para viajar a Manaus é entre junho e novembro, quando costuma chover menos por lá. Mas é bom considerar que as chuvas frequentes são características da região amazônica, assim como a alta umidade dos ar e as temperaturas acima de 30 graus na selva ou na cidade.

PDV Teatro Amazonas
Teatro Amazonas, Manaus/AM, Brasil- Foto: Lucia Barreiros Silva (Pexels)

O que fazer

Conhecer as principais atrações turísticas de Manaus: o Teatro Amazonas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa), os barzinhos da Ponta Negra e o passeio de barco para ver o encontro das águas do Amazonas com o Rio Negro (que eu adorei). Também vale a pena fazer um bate-volta para aproveitar as cachoeiras de Presidente Figueiredo. 

O que levar

Roupas e calçados impermeáveis/que secam rápido. E é sempre bom ter à mão um protetor solar resistente a suor, uma garrafinha para se reabastecer de água e repelente. 

Lembretes

  • Se você ainda não se vacinou contra febre amarela, programe-se para tomar a vacina  pelo menos 10 dias antes da viagem para a Amazônia. O atestado de vacinação é válido a partir desse prazo e pode ser solicitado para a entrada em vários países.
  • Evite colaborar com a exploração de animais no turismo e tenha cautela com as opções de trilha pela selva amazônica ou visitas a comunidades indígenas, considerando o impacto ambiental e econômico desse tipo de atividade.

Minhas dicas de Manaus

Pensei em tornar esta seção fixa nos Minidocs e chamar de dicas Prats’cas, o que você acha?

Manaus vista de cima
Manaus/AM, Brasil – Foto: Ivo Brasil (Pexels)

Um sabor

Abiu, uma fruta deliciosa que parece uma sobremesa de confeitaria. E tem mais uma dica: ao provar comidas de rua ou os pratos dos restaurantes turísticos, procure “comer com farinha”. Isso dá um toque ainda mais regional às refeições. E é impressionante a variedade de farinhas com diferentes texturas à venda no mercadão de Manaus. 

Uma música

Gosto de associar uma música a cada lugar para onde eu vou, algo que se torna marcante na viagem mesmo que não seja “local” — tem vários exemplos do que motiva minhas escolhas na série Entreorelhas. Neste caso, já faz tanto tempo que não lembro qual era o “hit” nos meus fones de ouvido. Então você decide: 

  • Welcome to The Jungle, primeira música que veio à minha cabeça (apesar da letra não ter nada a ver com a Amazônia)
  • Tic Tic Tac, uma pérola da banda Carrapicho, que é de Manaus.

Uma decepção

A zona franca de Manaus. E saber que existem tours de “experiência com botos” disponíveis nas agências locais. 

Um motivo para voltar

Homem deitado em uma rede xadrez
Meu amigo David @davidborges.oficial

Tenho o costume de perder uma ou mais “atrações imperdíveis” dos lugares que visito só para ter motivos para voltar. Mas acho muito difícil que algo supere a experiência da temporada em Manaus que relato aqui. Se for a sua praia (de rio), pode ser interessante aproveitar as atrações de um hotel de selva ou fazer um cruzeiro amazônico. 

Um trucão (travel hack)

Tomei um complexo vitamínico que me livrou das picadas de insetos por deixar um odor que eles não gostam e é imperceptível para seres humanos 🙂 Foi minha homeopata que formulou, mas já comprei versões de farmácia nas minhas outras viagens e essa tática funcionou em quase todos os lugares (menos no Sri Lanka). Não revelei o tipo de vitamina aqui porque só profissionais da saúde podem recomendar algo assim para você, então a dica é perguntar em sua próxima consulta.

Agradecimento

O David Borges  é um super profissional da beleza com quem trabalhei em muitos editoriais e cruzei em coberturas de Fashion Week em São Paulo (como no vídeo do final deste post). Ele é responsável por alguns de meus melhores cortes de cabelo e uma prova viva de que existe amizade verdadeira no mundinho da moda. Agora, quem está na região de Manaus pode ter o privilégio de ser cliente dele em sua terra natal.

Nem tenho como agradecer tamanha hospitalidade e companheirismo, mas fica aqui documentada a minha gratidão por essa sensacional experiência de viagem. 

Beijos, Prats

One Reply to “Minidocs de viagem: Manaus”

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.