Será que o emprego dos seus sonhos só existe em seus sonhos?

Se você está em busca de gratificação profissional, em qualquer área de atuação, acho melhor manter os olhos bem abertos.

Por mais que trabalhar como Nômade Digital pareça fascinante, minha transição de carreira não tem nada a ver com idealismo. Mesmo não trabalhando mais como Stylist, ainda me sinto como a Andy de O Diabo Veste Prada – vivendo uma realidade bem diferente do que as pessoas têm em mente quando dizem que “milhões de garotas dariam a vida para estar em seu lugar”. Assim como no livro, o conceito de emprego dos sonhos pode gerar mais insatisfação do que incentivo. Aí, fica evidente que glamour ou títulos não acrescentam nada.

O que tem valor DE VERDADE pode estar escondido sob camadas e mais camadas de ilusão… Por isso, quero compartilhar algumas dicas e insights deste novo capítulo de minha vida profissional e espero que você veja possibilidades até mais interessantes do que estava imaginando.

Satisfação Garantida?

Nossa, deve ser o máximo…  Você está vivendo um sonho! Precisa de assistente? Não é raro ouvir esse tipo de frase quando digo com o quê trabalho. Isso acontece desde o meu primeiro emprego – na função nada glamourosa de realizar pesquisas de audiência numa rádio – e vem se repetindo em cada etapa listada como Experiência Profissional em meu CV. Muitos consideram invejável o fato de ali constarem jobs em TV, produtoras de cinema, revistas e outros projetos de comunicação. Acredito que minha atitude positiva no trabalho também contribua para projetar essa imagem, mas há muito mais envolvido do que simplesmente o prazer de exercer esses cargos. O fato é que as dificuldades não deixam de surgir, mesmo quando a gente faz o que ama ou adota o estilo de vida desejado. Então, se você está repensando suas escolhas, é melhor deixar de lado as referências externas e mergulhar nos seus próprios anseios e motivações.

Fernanda-Prats-pratserie-blog-Emprego-dos-Sonhos
Trabalhando no apê do Remote Year em Penang, Malásia

Trabalhar Para Viver Vs. Viver Para Trabalhar

Por mais que o trabalho ocupe grande parte do nosso dia-a-dia, é essencial buscar o equilíbrio entre os compromissos profissionais e pessoais. Hoje eu não ganho tão bem… longe disso… mas tenho uma melhor qualidade de vida. Sei que esta é uma troca difícil. Então tente, pelo menos, “se colocar na agenda”. A dica vale para qualquer pessoa que trabalhe demais: empreendedores, nômades digitais, free-lancers… e mesmo para quem tem horário fixo e folga no final de semana – só que leva trabalho pra casa e assuntos da firma pra mesa de bar. Aliás, confesso que sinto uma certa inveja de quem cumpre expediente das 9 às 5 e a partir das 5:01 já se desconecta do modo office. Só que talvez eu também esteja glamourizando. Será que isso acontece de verdade? Desconfio que não. Do contrário não haveria tanta gente sonhando em mudar de emprego…

Caindo Na Real…

Não me entendam mal, tenho meu lado idealista como qualquer ser humano. Apenas prefiro ser prática para resolver questões práticas. Afastar a nuvenzinha de sonho e extrair dali o real propósito. Pode ser quem você nem almeje o emprego em si, mas sim, um certo estilo de vida que imagina estar associado a ele – e não há o menor problema nisso. Ao ter a certeza do que faz parte ou não de seus planos, as possibilidades se ampliam. Vou ilustrar minha refinada técnica de manter o foco, aprendida numa conversa com uma amiga. Imagine a cena: estou falando sobre uma expectativa irreal quando ela me interrompe com um gesto de furar algo no ar e um sopro… puf!!!. Depois, rindo, diz que já estava vendo um daqueles balões de história em quadrinhos que aparecem quando o personagem está sonhando. Brincadeiras à parte, essa imagem mental funciona como um escudo pra mim.

Emprego-dos-sohos-por-Fernanda-Prats-pratserie-blog
Detalhe em um bar de Tóquio, Japão

Procrastinação Ativa

Mudanças significativas podem ser assustadoras. Por mais que a gente saiba o que quer, há uma força contrária insistindo em permanecer na zona de (des)conforto em vez de trilhar novos caminhos. Aí a gente se sabota fazendo várias coisas, só para ficar sem tempo de encarar algumas atitudes que precisam ser tomadas…  Minha dica? Aproveite essa energia toda para atacar o que está te amedrontando. “Quebre” a tarefa em mil pedacinhos e vá resolvendo por partes… depois dos primeiros passos, o medo dá lugar a uma deliciosa sensação de empoderamento.

“Navegar é Preciso, Viver Não é Preciso” #SóQueAoContrário

A web está lotada de tutoriais tipo passo a passo que, apesar de serem esclarecedores, podem causar distração ou limitar seu planejamento. As oportunidades não escolhem o momento certo para aparecer, por isso evite se apegar a condições específicas ou travar numa sequência das atitudes a serem tomadas.

Digamos, por exemplo, que você queira primeiro emagrecer 3 kg, depois comprar um biquíni e então esperar até o próximo feriado para ir à praia no Rio de Janeiro. Aí alguém te convida para velejar na Ilhabela este final de semana. Você não vai ficar em casa comendo alface e chupando gelo… vai? Ouse quebrar suas próprias regras!

working-from-a-cafe-Fernanda-Prats-pratserie-blog
“Escritório” num Café em Praga, República Checa

Pense Como o Dono

Essa dica tem funcionado em meus contatos com empresas locais nos diversos países onde venho trabalhando. Quando abordo um cliente em potencial, penso em como posso ajudar. Tento identificar quais os desafios a serem enfrentados e o que tenho a oferecer para solucionar essas questões. É assim que estou conquistando boa parte dos meus trabalhos, e tenho certeza de que você também pode CRIAR oportunidades usando essa tática.   

Resumindo : ao descobrir seu real propósito, mantenha a mente aberta para identificar possibilidades menos óbvias de exercer o que você gosta ou ter o estilo de vida que deseja. Aí deixe um pouco de lado as suas próprias necessidades e se coloque no lugar de quem possa se interessar pelas soluções que você tem a oferecer. Confie no seu talento e boa sorte!

Beijos, Prats

Quer ler meus posts em primeira mão? Seja VIP no Pratserie

Anúncios

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s