Inspiração Boca a Boca

Pubicado originalmente no Linkedin

MARKETING SEM BROCHURAS

Onde você prefere se inspirar e pesquisar sua próxima viagem? No papel ou na tela? Num site que não atualiza conteúdo ou em blogs de viajantes?  Em fotos de banco de imagens ou num insta descolado? E onde você prefere divulgar seus produtos e expor sua marca para o mundo?

Há seis meses estou gerando conteúdo exclusivo sobre as cidades e países visitados, dentro e fora do itinerário do Remote Year, sempre do ponto de vista de minhas próprias vivências e descobertas. Parte desse material compõecampanhas de marketing orgânico para as marcas atendidas pela Trio Travel Marketing Experience – empresa que fundei junto à escritora Kimmoy Matthews. Aliás, este artigo é escrito à quatro mãos e duas telas: ela de Chiang Mai, na Tailândia, e eu de Bali, na Indonésia.

Nossas experiências reais instigam a curiosidade das pessoas, geram novos desejos de consumo e influenciam suas escolhas. Esse é o poder do “boca a boca” – ou “tela a tela”:

 Bloggers fazem mais do que apenas citar os melhores restaurantes e tours quando visitam um destino exótico nas férias. Eles não apenas escrevem como captam imagens, se conectam a pessoas por todo o mundo e criam histórias cativantes

afirma Kimmoy Matthews, do site Keeping up With Kimmoy.

Essa combinação é perfeita para um conteúdo inovador, que muitas empresas podem usar para alavancar suas campanhas de marketing digital.

Nós podemos oferecer grandes oportunidades para marcas, produtos e serviços relativos à viagem se comunicarem com o público direcionado. E isso pode ser feito de forma orgânica, divertida e, mais importante, não-tradicional.

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL

Como ficar indiferente a uma boa história ou imagem de viagem?  Normalmente, elas nos fazem:

  •         Lembrar de nossas próprias viagens
  •         Lembrar de alguém
  •         Desejar estar lá nesse minuto!!!

Isso acontece com pessoas de qualquer cidade, país ou continente. Imagine se a gente mostrar que tomou o refrigerante X em nossas viagens pela Ásia. Posso contar como foi interessante conhecer essa nova marca num país como a Indonésia, do sabor que experimentei na Malásia ou como ele matou minha sede no calor de Singapura. Nada disso precisa ser mostrado de forma “vendedora”.Não é necessário contratar uma equipe ou agente de viagens para realizar as fotos, vídeos e posts. Um placement estratégico combinado ao olhar particular e discretas menções, nos horários de melhor visualização, podem criar uma campanha poderosa. Essa visibilidade se multiplica quando compartilho as postagens da Kimmoy e nossos seguidores comentam, curtem e compartilham.

CONECTAR CONSUMIDORES

Imagine que a Kimmoy marca um encontro com fãs para quando estiver na Argentina. Ela pode celebrar com eles, oferecendo a bebida do patrocinador. E isso gera um vasto material, propagado naturalmente por todos os envolvidos, revelando para o mundo como as pessoas curtem o produto na vida real – algo que não se consegue num comercial de TV, e com custos muuuito menores. Com apenas um evento, uma série de posts, um vídeo no YouTube, uma hashtag no twitter e uma curadoria de fotos do Instagram, temos uma campanha internacional de marketing digital!

CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

As idéias são infinitas e, melhor de tudo, autênticas. Nossas experiências pelo mundo são as melhores ferramentas de marketing que podemos oferecer. Se você pesquisar nossos perfis nas redes sociais, não encontrará vestígios de que somos marketeiras. O segredo de nossa estratégia de marketing digital é trabalhar em sinergia com os objetivos do cliente e usar um approach orgânico, uma versão moderna do “boca a boca”.

EXPERIÊNCIA

Com o objetivo de mostrar para o mundo que a Eslovênia tem outras atrações, além da capital Liubliana, nossa agencia boutique transformou uma Press Trip em campanha para a Câmara de Turismo do país.  Junto a um grupo seleto de amigos, exploramos praias, lagos, vinhedos e montanhas, checando os melhores restaurantes, hotéis, spas e atividades que a região oferece – e realmentemerecem a atenção de outros viajantes. Compartilhamos a alegria do grupo ao realizar essas experiências, usando nossas estratégias de postagem, mas sem perder a autenticidade.

Assim, o Trio estendeu o alcance da campanha #ifeelsLOVEnia para um público alvo de 150.000 no Facebook, Instagram e Twitter, em apenas duas semanas. Aleksandra J. Topolovec, Especialista em Negócios Internacionais do Conselho de Turismo da Eslovênia, nos brindou com um super feedback:

Nós achamos a colaboração um sucesso… Elas produziram conteúdo de alta qualidade, com uma atitude entusiasta e sempre “mão na massa”. Nós as recomendamos fortemente e não hesitaremos em contratá-las novamente para alguma campanha similar.  

 

Tomara que nossa história te inspire… Foi um prazer compartilhar!

Fernanda Prats e Kimmoy Matthews

Gostou das imagens? Siga @pratserie no Instagram.

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: