Na Trilha do Chá

CLICK HERE FOR ENGLISH VERSION

Vem trilhar comigo o percurso do famoso chá do Ceilão – da plantação até a mesa.

ceylon_tea_trail_Fernanda_Prats

ACEITA UM CHAZINHO?

Vamos para Nuwara Eliya, uma cidade na região serrana do Sri Lanka, rodando por uma linda estradinha. O clima vai ficando cada vez mais fresco e dá até para desligar o ar condicionado, deixando o aroma do chá entrar pela janela. As plantações parecem intermináveis, com diversos tons de verde organizados em linhas simétricas a perder de vista. Mas basta dar um close pra ver diversas mulheres trabalhando na lavoura ou caminhando por ladeiras estreitas com enormes sacas nas costas – já que é preciso atingir um peso mínimo para comercializar as folhas na beira da estrada.  A colheita manual garante o sustento de muitas famílias na região e é um dos fatores que tornam o chá do Ceilão tão especial ao paladar.

na_trila_do_cha_tea_trail_sri_lanka_by_pratserie

women_working_tea_trails_sri_lanka_by_Fernanda_Prats
Trabalhadoras na plantação e nossa guia no tour oferecido pela Glenloch..

MUITO PRAZER

É meu primeiro contato com o assunto, confesso. Fico surpresa ao saber que de uma mesma folhinha, rica em propriedades antioxidantes, são extraídas diferentes variedades de chá. Na verdade, tudo depende da parte da folha e de fatores como sua origem e gradação. Muitas fábricas de Nuwara Eliya também produzem chá Verde e Branco,  não apenas o Orange Pekoe – denominação normalmente  associada ao chá do Ceilão.  

Glenloch_tea_factory_by_pratserie.jpg

E já que estou falando o básico do básico, vale reforçar que Ceilão é o antigo nome do Sri Lanka. O país ainda é um dos maiores exportadores mundiais de chá, mesmo perdendo posições nesse ranking por conta de uma guerra civil. Para incrementar esse mercado, algumas fábricas organizam tours onde demonstram o passo a passo da produção. Ao final, a gente tem direito a degustar alguns tipos de chá e fazer comprinhas.

na_trilha_do_cha_Sri_Lanka_por_Fernanda_Prats.jpg
Loja da Macwood e um dos inúmeros chás que tomamos.

3 GOLINHOS

  • Eu também sempre fui mais do café, assim como o Sri Lanka e o James Taylor. Não o cantor, mas um escocês com o mesmo nome. Embora ele costumasse plantar café, o cara ficou conhecido como pioneiro a plantar chá em Kandy. Isso há mais de 150 anos, numa época que o país era líder mundial na produção de… café.
  • Camellia Sinesis é o nome científico da planta do chá e eu li uma história interessante sobre as primeiras sementes que “aterrizaram” no Sri Lanka. Elas vieram da China, numa planta de chá trazida pelos ingleses para ser exibida no Jardim Botânico Real em Kandyaquele que eu amei!
  • Pra ser sincera, achei o café daqui muito ruim. E o chá, ah… o chá é muito, muito, muito bom!

tea-tours_sri_lanka (3)

 

EXPERIÊNCIAS DE VIAGEM

Além das visitas às fábricas, os produtores oferecem outras formas de atrair turistas e apreciadores da bebida: roteiros exclusivos incluindo hospedagem de luxo com vista para as plantações, harmonização do chá do Ceilão com pratos sofisticados e inovações gastronômicas. Mesmo a mais acessível dessas experiências, como tomar um chá das 5, pode ganhar uma dose extra de glamour. Herança da colonização britânica, o High Tea é servido em diversos estabelecimentos – a preços que variam de acordo com o estilo e qualidade dos acompanhamentos. É fácil a gente se sentir na Inglaterra ao experimentar um High tea em Nuwara Eliya. A cidade mantém alguns exemplos da arquitetura inglesa e o clima é mais ameno – dá até usar uma jaqueta.

Sri_lankan_high_tea_by_pratserie.jpg
High Tea by Dilmah no Grand Hotel de Nueara Eliya

NASCE UMA TEALOVER!

Apesar de apaixonada por café, fui cativada pela história – e qualidade – do chá do Ceilão.

Fernanda_Prats_na_trilha_do_chaCheers! Beijos, Prats

Anúncios

Um comentário

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s