Mudança Radical

O que aprendi ao mudar de país oito vezes em menos de um ano… mudando radicalmente meu estilo de vida para encarar essa jornada.

Todos aprendemos muito ao passar por mudanças. Por isso separei aqui algumas das histórias e lições que tiveram um grande impacto em minha vida, causando transformações mais profundas e realinhando meus propósitos.

DEIXAR DE INSISTIR NÃO SIGNIFICA DESISTIR

Ano passado, nessa mesma época, eu estava mudando para Bali quase sem dinheiro no bolso e totalmente sem noção de como seguir em frente. Contava apenas com uma fibrazinha de coragem.

Para acessar minha nova casa, tinha que atravessar um templo budista e um labirinto de vielas. Andar por ali era como fazer uma meditação ativa, embalada pelo som de mantras e aroma de incenso. A energia daquele lugar era tão inspiradora que muitas vezes eu mal lembrava de ter feito o percurso ao chegar em casa. Mas ficava com a sensação de que os pensamentos negativos desapareciam e as boas ideias se afinavam. Nessas caminhadas, decidi reinventar meus planos ao invés de insistir.

20151107_143915_2 (2).jpg
Mudança de perspectiva: resolvi deixar o Remote Year e seguir viagem sozinha

 

MENOS APEGO, MAIS CONEXÃO

Deixar “coisas” para trás é mais fácil do que parece – a cada peça doada, a sensação de leveza aumenta. Já deixar família e amigos é impraticável. A comunicação à distância pode não ser perfeita, mas as mensagens se tornam mais significativas e acolhedoras.

Essas duas constatações me ajudaram a lidar melhor com as mudanças internas: desapegando do que não é importante e mantendo a conexão com minha própria essência.

ADOÇAR A BOCA PARA FALAR COM MAIS DOÇURA

Na Turquia, há um ditado que se traduz mais ou menos como o título aí em cima – Tatli yiyelim tatli konusalim, se você quiser pesquisar..A ideia é que, na hora da sobremesa, as conversas devem se tornar mais amenas.

Eu reproduzo a tradição do meu jeito e está funcionando. Gosto de comer um docinho para aliviar a tensão antes de uma reunião  ou discussão mais complicada e, se possível, sirvo um chá com bastante açúcar aos envolvidos.

Mas a principal mudança não é no teor de glicose. O importante mesmo é “adoçar” os pensamentos e atitudes.

Bali-Good-Vibes-by-Fernanda-Prats.jpg
Huuummm… agora senti falta de doce turco no organismo!!!

UNIVERSO PARTICULAR

Por estar sempre mudando, inventei rituais para me sentir em casa onde quer que eu esteja:

– Uso sempre um spray para travesseiro com aroma relaxante e gosto de arrumar minha cama de manhã – mesmo que eu tenha dormido em um hotel.

– Redescobri minha conexão com a natureza e procuro sempre manter o contato. Se estou estressada, paro tudo e vou molhar as plantas ou pelo menos saio um pouco do ar condicionado e respiro fundo.

– Aprendi a meditar e visualizar um cantinho de paz que existe dentro de mim mesma. Há mais de dois anos, ouço a Keli Soares antes de dormir ou sempre que preciso relaxar. Os áudios dela sintonizam com muitas das ideias que compartilho nesse post e, inclusive, foi num deles que ouvi a citação abaixo.

MUDAR MAIS QUE O CEP

Não existe maior insanidade do que continuar fazendo as mesmas coisas e querer obter resultados diferentes.

Esta frase, atribuída a Einstein, resume bem o que estou aprendendo na prática.

A mudança é um processo contínuo e requer atenção, porque a gente tem a tendência de se apegar ao que é conhecido – mesmo que a tal da zona de conforto esteja mais para “desconforto familiar”. Às vezes ainda me pego repetindo velhos hábitos, só que em outro contexto. Mas me esforço para identificar o que está sendo igual… e fazer diferente!!!

sri-lankan-mountains-by-Fernanda-Prats.jpg
Com essa vista, foi fácil me sentir em casa no Santani Resort and Spa

Beijos e até o próximo post!

Prats

Anúncios

3 comentários

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s