Conheça uma especialista em café

(e aprenda como preparar café filtrado mais gostoso em 5 simples etapas)

Aceita MAIS um cafezinho? A cultura em torno do café aqui na Colômbia é tão interessante que escrever sobre o assunto se torna irresistível, assim como tomar uma boa xícara da bebida… Por isso, quero apresentar a vocês uma especialista em café que se dedica ao ensino do tema na Universidade La Sabana de Bogotá.

Sim, ela é PROFESSORA DE CAFÉ.

Além disso, Karen Attman é autora, palestrante e co-criadora do site Flavors of Bogota, famoso entre as pessoas que buscam o turismo de experiência no país – com workshops e degustações que acontecem semanalmente em dois bairros de Bogotá e em Cartagena.

A americana trocou a Filadélfia por Bogotá e, junto ao marido colombiano, empreende e movimenta o setor do café na Colômbia com ideias interessantes a apaixonadas.

Claro que eu pedi algumas dicas para ela! E também perguntei sobre a função social e a participação feminina no mercado de café colombiano, como você vai ver logo mais.

Dicas de especialista em café para você preparar um bom filtrado em casa:

Karen Attman, professora de café na Universidade La Sabana de Bogotá, Colômbia, recomenda estes 5 simples passos para você aprimorar o preparo de seus cafezinhos filtrados:

1.      Lave o filtro

Antes de iniciar o preparo, derrame um pouco de água quente pelo filtro. Depois descarte essa água. Isso vai evitar que o gosto do papel se transfira para seu café.

2.      Nivele o pó de café

Depois de colocar o pó de café no filtro, dê uma leve chacoalhada para manter o produto nivelado, evitando que se formem montes.

3.      Acerte a temperatura da água

De acordo com a especialista, a temperatura da água para o preparo de um bom café deve estar em torno de 90 a 93 graus Celsius. Ela reforça que a água não deve estar fervendo – do contrário haveria um excesso de extração do café.

Como provavelmente você não usará um termômetro para checar isso em casa, recomendo que você espere um pouco para que a fervura baixe ou, se utilizar água mineral, pare de aquecê-la assim que começarem a aparecer as primeiras bolhinhas😊

4.      Dê um tempo para o café

Esta dica da professora de café vai ajudar você a conseguir o Efeito Blooming, fazendo com que o CO2 contido nos grãos do café seja liberado. Para isso, você só precisa despejar um pouco de água sobre o pó e aguardar mais ou menos 30 segundos antes de continuar o processo de filtragem.

5.      Faça a filtragem com calma

Karen explica que a água deve ser derramada lentamente por todo o pó. Para isso, ela recomenda que você faça o processo em duas etapas. Coloque metade da água e espere filtrar, depois acrescente o restante.

Quer ver tudo que a professora de café e autora do livro Permission to Slurp (Permissão para Sorver) me contou? Então clique no vídeo abaixo e não esqueça de dar um like, segui o canal e também compartilhar!

Ainda estou apanhando um pouco do equipamento novo, mas prometo continuar preparando vídeos sempre que encontrar mulheres interessantes como a Karen pelo caminho… e depois quero experimentar um café preparado por você com essas dicas de especialista, hein!

Beijos, Prats

DICA👍🏻: Ganhe desconto na hospedagem e ainda ajude a manter o Pratserie usando um destes links em sua próxima reserve de hospedagem!
Para escolher entre várias opções de acomodação: https://www.booking.com/s/52_6/pratse23
Para ter uma experiência local alugando um espaço para ficar: www.airbnb.com/c/fprats1

 

 

Anúncios

2 Replies to “Conheça uma especialista em café”

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: