Tendência | Turismo: Dicas de Portugal por portugueses e expats

Não é porque a Madonna está morando em Portugal que o país tem atraído tantos turistas ultimamente. Na verdade, o número de viajantes ‘descobrindo Portugal ’ vem crescendo desde 2014 – e a cada ano reconfirma essa tendência de turismo.

kissing-in-Portugal-@HappyNomadSouls
Foto dos queridos Angie e Kevin, do @HappyNomadSouls

Eu já fui pra lá duas vezes e vivi experiências incríveis acompanhando moradores locais e estrangeiros a lugares que jamais conheceria por conta própria.

Por isso, pedi para alguns amigos compartilharem suas ‘dicas de insider’ de Portugal…

Não consegui falar com a Madonna 😊, mas reuni 5 boas indicações de outros expats e de nativos que também são grandes viajantes*. Olha só:

Dicas de Portugal por portugueses

Filipe Morato Gomes

Portuguese blogger Filipe Morato Gomes - Alma de Viajante
Uma rara selfie do Filipe!

Ele é autor do mais antigo site de viagens português, o  Alma de Viajante (que sigo há um tempão) e do projeto Hotelandia.

Filipe propõe um desafio aqui no Pratserie:

“Como a maioria das visitantes concentra o seu roteiro em Portugal no eixo Lisboa – Porto mas viaja bastante rápido, vou desafiar os leitores a reduzirem o passo e fazerem algo diferente no centro do país: visitar a Mata do Buçaco.

Trata-se de uma floresta única em Portugal, sempre envolta em neblinas que tornam o ambiente incrivelmente místico, em redor do Convento de Santa Cruz do Buçaco, parte do qual foi entretanto demolido para dar lugar ao Palácio Real, hoje transformado num hotel de luxo.

Não se vão arrepender!!

Miguel Cirne

Portuguese chef Miguel Azeredo CirneConheci este chef e consultor gastronômico português quando trabalhávamos em hotéis vizinhos no Sri Lanka – apesar da diferença do sotaque, a gente achou ótimo ter alguém para conversar ‘na língua pátria’ por lá.

A indicação de Miguel para você incluir no roteiro de viagem à Portugal é Comporta, “um local fabuloso de praia e pouco desenvolvido”.

Mas, voltando à gastronomia… a refeição preferida de Miguel é uma ótima pedida:

“Francesinha é um prato típico e original do Porto, em Portugal, a minha cidade natal. Tem forma de sanduíche com salsicha, linguiça fresca, presunto, frios e bife – ou então, pode levar lombo de porco assado e fatiado – cobertos com queijo derretido. É guarnecido com molho à base de tomate, cerveja e piri-piri.”, explica. “Além de ser o melhor sanduíche, é um bom e velho segredo  de todos os chefs portugueses”.

'Francesinha' local sandwhich from Porto, em Portugal
Só para você ter uma idéia de como é o francesinha 🙂

Dicas de Portugal por moradores estrangeiros

Paula Buschinelli

brazilian artist Paula BuschinelliEssa brasileira trabalhava com design gráfico em São Paulo quando decidiu morar em Portugal com o marido e se dedicar à sua produção artística. Ela já expôs em seus cafés preferidos no Porto, o Ponto 2 e o Bolinhos do Jorge.

Dica da Paulinha:  “o Café Espaço 77 é um bar bem ao estilo local, onde o fino (choppinho) sai por apenas €0,50! Ele lota por volta das dez da noite e sua rua fica cheia de gente em pé, bebendo e conversando. Tem de tudo e de todos. É um bom lugar para sentir a noite na cidade do Porto”.

Manuel Diogo do Nascimento

digital nomad Manuel DiogoEle nasceu em São Tomé e Príncipe e viveu por mais de 10 anos em Portugal até ir parar na Austrália.

Antes disso, rodou vários países como nômade digital – passamos quase 6 meses viajando juntos, quando participamos do primeiro Remote Year.

Manu adora pegar uma estrada e clicar muito pelo caminho, deve ser por isso que a recomendação dele é uma roadtrip à Costa Vicentina:

 

“Saindo de Lisboa até Algarve, fazendo a Costa, é onde vais encontrar as melhores praias de sempre! Algumas mais calminhas, outras perfeitas pro surf. Existem vários parques de campismo pelo caminho e se tiveres uma caravana (trailler), ainda melhor! Sines, Vila Nova de Mil Fontes, Ilha do Pessegueiro e Aljezur são algumas das paragens obrigatórias”.

Ju Alcântara

brazilian journalist Ju AlacantaraEsta jornalista carioca está morando em Portugal por conta de um mestrado. Ela tem um olhar bacana para as particularidades da ‘terrinha’  e está empolgada com suas mais recente sexperiências de viagem pelo país:

“Na Praia Vasco da Gama, em Sines, há ótimas opções para comer mariscos om vista pro mar e provar um bom choco frito (prato típico da região alentejana). Logo perto dali também é possível mergulhar em uma praia de água quente, a praia de São Torpes, e depois pegar o ferry boat para Setúbal”.

Afinal, por quê Portugal?

Em comum, meus amigos expatriados apontam 3 razões para morar em Portugal que também são interessantes para quem vai viajar pelo país:

  • Custo de vida razoável para o padrão europeu
  • Facilidade de  viajar para outros países a partir de Portugal
  • A língua ajuda 😊

Quanto aos meus motivos, posso resumir assim:

Coimbra, Reguengos de MonsarazFaro, Porto, Cascais, Braga, Lisboa, costa da Caparica, uma porção de cidadezinhas, as pessoas, a comida, o vinho, a música… e até a Madonna.

Não vejo a hora de seguir as dicas ‘giríssimas’ desse post em uma próxima viagem!

Beijos, Prats

Porto city, Portugal @welnessjasmin
Porto, pelo olhar sensível da Jasmin Bryant do @welnessjasmin

*PS: Eu estava rascunhando este post quando recebi a notícia da internação de meu pai e demorei exatos 7 meses para encarar novamente o material…

No processo de ‘atualização’ , contei com o incentivo de um grupo de mulheres viajantes do qual participo. A Jasmin do @wellnessjasmin e a Angie (que viaja com  amado Kevin) do @HappyNomadSouls generosamente enviaram as imagens para ilustrar o post – apesar de não serem portugesas ou expats. Thank you, girls!

E, além das dicas de Portugal, quero agradecer à Paulinha, à Ju, ao Filipe, ao Miguel e ao  Manoel pelo carinho e paciência comigo!

 

 

 

Anúncios

2 comentários

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.