Estou em Bogotá há pouco mais de uma semana e já tem gente fazendo essa pergunta…
Será que é tempo suficiente para validar minhas primeiras impressões sobre o estilo de vida na capital colombiana? Pode ser. Afinal, estou realmente vivendo o dia a dia da cidade e não percorrendo uma porção de atrações naquele ritmo doido de turista idem – achando que dá pra ‘fazer’ a cidade em 1 ou 2 dias.
Mas não entendam isso como uma crítica aos tours tipo bate-volta!
Não tenho nada contra aproveitar pra conhecer lugares que estão pelo caminho, mesmo que por pouco tempo 😊 e sei que muita gente faz isso quando dá uma paradinha em Bogotá antes ou depois das férias em Cartagena ou San Andrés.
Então, se você precisa de inspiração para escolher o que fazer na cidade ou apenas tem curiosidade sobre como são as coisas por aqui, dá uma olhada nessa lista:
Vivendo na Colômbia: algmas curiosidades e minhas primeiras impressões sobre Bogotá
Sensações
- Friozinho gostoso, do tipo ‘leva um casaquinho’ de dia (principalmente se estiver ensolarado) e ‘se encapota’ à noite (sempre).
- Rola um período de adaptação com a altitude – o tal do sorocho, que conheci na viagem para Machu Pichu. Aqui não é tão forte como no Peru, mas passei os primeiros dias com uma sensação de falta de ar, dores no corpo e na cabeça…
- Parece que as medidas para reduzir a poluição na cidade estão dando certo. Não me sinto com a pele tão suja no final do dia, como costuma acontecer em outros centros urbanos. E vejo muita gente à pé e de bike, sendo respeitada no trânsito. Pena que não encontrei um sistema de empréstimo de bicicletas como o do Itaú ou das Yellow Bikes (só umas bicicletas elétricas bem caras para alugar).
Estilo
- As pessoas em geral são bem vestidas (o clima frio ajuda na elegância), mas é claro que tem de tudo. Marcas famosas, designers locais, modinha ‘ching-ling’ do tipo que, se garimpar bem, parece até de rica! Pra quem ama fazer compras, essa é A época, com liquidas absurdas – as famosas Rebajas.
- Em geral, percebo que há uma preocupação com a forma física e com a manutenção da beleza. Digo isso por causa da quantidade de academias, oferta de alimentos ‘low-isso, low-aquilo’ nos supermercados e vendinhas, profusão de lojas de maquiagem/beleza com ótimos produtos (Schwarzkopf inclusive!) e muitos, muitos salões de beleza com serviços a precinhos bem camaradas que logo, logo vou testar.
- Quem são os colombianos? O que comem? Como se reproduzem? Vou fazer disso um gancho para um próximo post, como fim de capítulo das novelas da TV local… A real é que até agora foram todos ‘muy amables’ mas também ‘muy na deles’.
Surpresinhas
Está animando a pegar um vôo pra Colômbia ou uma estradinha básica pra qualquer lugar? Confirma minha dica especial no final deste post!
- Ainda não visitei TODAS as atrações que a maioria dos turistas ‘confere’ em um par de dias, mas já me surpreendi com algumas coisas bem diferentes do que li sobre a cidade. Por exemplo, o sistema de transporte não é nada confuso e eu estou usando à beça. Só não recomendo em horários de pico ou à noite.
- Parece que o tal do ‘jeitinho brasileiro’ também veio viver na Colômbia. Notei isso desde o meu desembarque e venho confirmando a cada dia. Só para continuar no tema do transporte, o exemplo é o uso do Uber. O serviço é proibido, mas até no balcão de informações turísticas do aeroporto te dão dicas de como pegar o carro burlando o controle policial.
- Eu sabia que Bogotá é cercada por montanhas, mas ah… como as ruas são bem largas e há muitas áreas arborizadas, sou sempre pega de surpresa pela beleza da paisagem em meus deslocamentos pela cidade.
É isso até o momento. Estou postando meus achados do dia a dia nas Stories do @pratserie no Instagram. Se você quiser comentar, perguntar algo ou me passar alguma dica do que fazer na Colômbia vou adorar!
DICA👍🏻: Ganhe desconto na hospedagem e ainda ajude a manter o Pratserie usando um destes links em sua próxima reserva de hospedagem!
Para escolher entre várias opções de acomodação: https://www.booking.com/s/52_6/pratse23
Para ter uma experiência local alugando um espaço para ficar: www.airbnb.com/c/fprats1
Beijos, Prats
Muito bom!!
Aguardo sua visita e seus comentários 🙂
Siga
CurtirCurtir
Obrigada! Já vou visitar seu site!
CurtirCurtido por 1 pessoa
muito obrigado 🙂
CurtirCurtir