Como é viver na Colômbia?

Estou em Bogotá há pouco mais de uma semana e já tem gente fazendo essa pergunta…

Será que é tempo suficiente para validar minhas primeiras impressões sobre o estilo de vida na capital colombiana? Pode ser. Afinal, estou realmente vivendo o dia a dia da cidade e não percorrendo uma porção de atrações naquele ritmo doido de turista idem – achando que dá pra ‘fazer’ a cidade em 1 ou 2 dias.

Mas não entendam isso como uma crítica aos tours tipo bate-volta!

Não tenho nada contra aproveitar pra conhecer lugares que estão pelo caminho, mesmo que por pouco tempo 😊 e sei que muita gente faz isso quando dá uma paradinha em Bogotá antes ou depois das férias em Cartagena ou San Andrés.

Então, se você precisa de inspiração para escolher o que fazer na cidade ou apenas tem curiosidade sobre como são as coisas por aqui, dá uma olhada nessa lista:

Vivendo na Colômbia: algmas curiosidades e minhas primeiras impressões sobre Bogotá

Sensações

  • Friozinho gostoso, do tipo ‘leva um casaquinho’ de dia (principalmente se estiver ensolarado) e ‘se encapota’ à noite (sempre).
  • Rola um período de adaptação com a altitude – o tal do sorocho, que conheci na viagem para Machu Pichu. Aqui não é tão forte como no Peru, mas passei os primeiros dias com uma sensação de falta de ar, dores no corpo e na cabeça…
  • Parece que as medidas para reduzir a poluição na cidade estão dando certo. Não me sinto com a pele tão suja no final do dia, como costuma acontecer em outros centros urbanos. E vejo muita gente à pé e de bike, sendo respeitada no trânsito. Pena que não encontrei um sistema de empréstimo de bicicletas como o do Itaú ou das Yellow Bikes (só umas bicicletas elétricas bem caras para alugar).

Biking in Bogota, Colombia @pratserie

Estilo

  • As pessoas em geral são bem vestidas (o clima frio ajuda na elegância), mas é claro que tem de tudo. Marcas famosas, designers locais, modinha ‘ching-ling’ do tipo que, se garimpar bem, parece até de rica! Pra quem ama fazer compras, essa é A época, com liquidas absurdas – as famosas Rebajas.
  • Em geral, percebo que há uma preocupação com a forma física e com a manutenção da beleza. Digo isso por causa da quantidade de academias, oferta de alimentos ‘low-isso, low-aquilo’ nos supermercados e vendinhas, profusão de lojas de maquiagem/beleza com ótimos produtos (Schwarzkopf inclusive!) e muitos, muitos salões de beleza com serviços a precinhos bem camaradas que logo, logo vou testar.
  • Quem são os colombianos? O que comem? Como se reproduzem? Vou fazer disso um gancho para um próximo post, como fim de capítulo das novelas da TV local… A real é que até agora foram todos ‘muy amables’ mas também ‘muy na deles’.

 

Surpresinhas

  • Ainda não visitei TODAS as atrações que a maioria dos turistas ‘confere’ em um par de dias, mas já me surpreendi com algumas coisas bem diferentes do que li sobre a cidade. Por exemplo, o sistema de transporte não é nada confuso e eu estou usando à beça. Só não recomendo em horários de pico ou à noite.
  • Parece que o tal do ‘jeitinho brasileiro’ também veio viver na Colômbia. Notei isso desde o meu desembarque e venho confirmando a cada dia. Só para continuar no tema do transporte, o exemplo é o uso do Uber. O serviço é proibido, mas até no balcão de informações turísticas do aeroporto te dão dicas de como pegar o carro burlando o controle policial.
  • Eu sabia que Bogotá é cercada por montanhas, mas ah… como as ruas são bem largas e há muitas áreas arborizadas, sou sempre pega de surpresa pela beleza da paisagem em meus deslocamentos pela cidade.

É isso até o momento. Estou postando meus achados do dia a dia nas Stories do @pratserie no Instagram. E se você quiser comentar, perguntar algo ou me passar alguma dica do que fazer na Colômbia vou adorar!

Beijos, Prats

Grafitti Tour, Bogotá @pratserie

Anúncios

3 comentários

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.