Um segredinho do caribe colombiano para ficar somente entre nós

Segunda-feira, 10 da manhã. Reunião com um grupo de pessoas de diferentes partes do mundo – e não é pelo Skype, Zoom ou Google Hangouts. Estamos em uma das mais belas praias do caribe colombiano, com nossos corpos mergulhados em águas cristalinas, discutindo se vale a pena (ou não) revelar nosso segredinho em comum.

ilha Tintinpan - Colômbia @pratserie

Uma garota alemã pergunta como cada um soube do lugar. As histórias confirmam minha desconfiança. Ela, eu, o casal de canadenses, a francesinha, a animada turma de viajantes da Áustria, Holanda e Bélgica… ninguém de nós viu isso em algum guia ou site. Até achamos informações na web sobre o arquipélago que viemos visitar, só que não revelam a forma mais fácil, interessante e barata que descobrimos para chegar aqui.

A praia da Colômbia que muitos brasileiros (ainda) não conhecem

A Colômbia é um dos destinos turísticos mais populares entre os brasileiros. A maioria visita Cartagena e San Andrés, talvez com uma paradinha rápida em Bogotá. Há quem se aventure nas trilhas do parque Tayrona, em Santa Marta, ou se jogue no Caño Cristales, o rio de 5 cores. E já tem gente indo conferir o carnaval de Barranquilla ou a região do Eje Cafetero, como eu, além do pessoal que faz o hype de Cali e Medelin.

Mas você já ouviu falar em Rincón del Mar?

Rincón del Mar -Colômbia @pratserie

Pronto, chega de suspense. E até posso dizer ‘chega de caribe colombiano só para turista ver’. A experiência em Rincón del Mar revela o verdadeiro estilo caribenho: ruas de areia, música latina bombando, casinhas pintadas em tons contrastantes, com portas e janelas sempre abertas. Esse colorido especial também vem dos moradores locais, com seus sorrisos sinceros e olhares curiosos trocados com os estrangeiros.

É, já tem outros viajantes descobrindo esse paraíso (que super merece o clichê).

A estrutura de turismo é simples, sem aquela pegada de parque de diversões para adultos. O lugar atrai quem curte praias desertas, hospedagem ‘pé na areia’ e comida caseira – com peixe ou camarão fresquíssimos, arroz de coco, banana frita, mandioca…

Claro que dá pra fazer várias atividades, como passar o dia nas ilhas Mucura e Tintipan (que eu menciono no início do post), passear a cavalo, fazer um tour noturno no mangue para ver algas bioluminescentes e praticar mergulho. Mas o bacana mesmo é se integrar ao estilo de vida local e desacelerar…

caribe colombiano @pratserie (61)Aliás, minha paixão por Rincón del Mar tem muito a ver com a possibilidade de desfrutar meu tempo com qualidade – mesmo precisando trabalhar online durante a estadia.

Nada como dormir ao som das ondas, ter lindas paisagens como ‘descanso de tela’ nas pausas do trabalho, comer bem, fazer yoga, descansar na rede, tomar bons drinques à beira-mar e ainda conhecer pessoas que também sentem prazer em viajar sem uma lista de ‘tem-ques’ a cumprir!

Um destino pouco explorado do caribe colombiano

Antes de compartilhar minhas dicas práticas para visitar Rincón del Mar, acho importante explicar por que não há muita divulgação sobre esse lugar.

Assim como eu e o grupo de estrangeiros que menciono no início do texto, muitos viajantes apenas passam essas informações para pessoas em quem confiam. A ideia de deixar meio secreto é para evitar que o turismo em massa interfira no meio ambiente e no estilo de vida local – que pode incluir animadas partidas de dominó regadas a ‘tinto campesino’ (o café colombiano do dia a dia).

No entanto, é provável que o lugar ainda não seja tão conhecido porque o acesso para as ilhas de São Bernardo costuma ser feito por Cartagena, a cidade mais visitada da Colômbia. Pouca gente sabe que dá para chegar às ilhas mais legais desse arquipélago (Mucura e Tintipan) a partir de Rincón del Mar – de forma mais rápida, barata e tranquila –  sem disputar espaço com hordas de turistas no porto ou sofrer ‘assédio’ de vendedores ambulantes.

Segredo revelado – Dicas práticas para você conhecer Rincón del Mar

COMO CHEGAR

A maioria dos viajantes pega um ônibus de Cartagena ou Medelin até San Onofre e de lá vai de táxi ou moto-táxi até Rincón del Mar. As empresas Expresso Brasília e Rápido Uchoa fazem o trajeto e os taxistas ficam à espera na porta do ônibus!

Também deve ser possível ir de barco a partir de Cartagena, pois a cidade fica próxima à ilha/hostel Casa en el Agua, mas acho que sairia super caro porque apenas esse trecho já custa mais que o dobro de um rolê para as ilhas partindo de Rincón del Mar – fora que demora muito mais!!!

Rincón del Mar - Colômbia @pratserie

HOSPEDAGEM

Há opções de hotéis (simplesinhos), pousadas e hostels na cidade – a maioria sem chuveiros de água quente ou wifi de qualidade.

Amei e super recomendo o Dos Aguas Lodge que tem opções de quartos privativos e dormitórios a preços razoáveis, com internet rápida e um delicioso café da manhã incluso na diária – além de seguir conceitos de sustentabilidade que ainda vou explicar em detalhes em um próximo post.

COMIDINHAS

Há diversos bares e restaurantes (simples), além de um café vegano e vendinhas para quem gosta de preparar a própria comida. Minhas recomendações são os lugares onde comi mais de uma vez: o El Negrito e o Dubai.

Recomendo também uma boa dose de paciência. Os pratos são preparados na hora e eles capricham na apresentação. Então, faça seu pedido e vá dar um mergulho ou espere sua comida tomando uma cervejinha – e não se estresse se a conta ou o troco demorarem.

O QUE LEVAR

O clima de Rincón del Mar é parecido com o de Cartagena, então o checklist é bem tranquilo. Reduza sua bagagem, mas não esqueça desses detalhes:

  • Grana – A maioria dos lugares só aceita pagamentos em pesos colombianos.
  • Adaptador – as tomadas colombianas são do tipo americano, com pinos achatados.
  • Ecobag – isso é meio básico, né? Você vai notar que a preocupação com a preservação e limpeza das praias é levada à sério em Rincón del Mar. Colabore!
  • Protetor solar, chapéu, óculos escuros, toalha de praia, roupas leves, chinelo… só isso. Sempre levo meia, legging e uma camisa ou cardigã na mochila para o caso de esfriar – mas só usei no ar condicionado do ônibus!

whatsapp chat @pratserie

Minha experiência e média de gastos em Rincón del Mar

Decidi ir para Rincón del Mar por impulso, depois de terminar meu trabalho na cobertura do festival de cinema de Cartagena. Deixei a mala com meu host do Aribnb e saí só com uma mochilinha para trocar alguns dólares na cidade amuralhada. De lá, peguei o TransCaribe até a rodoviária, conhecida como Terminal de Transportes Terrestres. Ele fica a uns 30 minutos do centro, ou talvez menos para quem for de táxi.

O TransCaribe é uma espécie de ‘metrô de superfície’ similar ao TransMilênio de Bogotá. É preciso comprar o cartão (recarregável) para utilizar esse serviço.

Comprei minha passagem até San Onofre pelo equivalente a 7 dólares e a viagem durou cerca de 2 horas. Depois, foram mais 20 minutos de moto-táxi pelo equivalente a 3,5 dólares (de carro levaria mais uns 10 minutos e custaria o dobro). Jantei no El Negrito e mal consegui dar conta da meia porção que ele preparou pra mim! O preço das refeições varia entre 5 e 15 dólares (com bebida), mas dá pra comer até por 2 dólares, ou comprar os ingredientes para preparar no hostel.

Negociei meu passeio pelas ilhas com o Lenin, dono desse restaurante, por mais ou menos 15 dólares. Depois fui para o Dos Aguas Lodge. Eles estavam inaugurando por aqueles dias, então fiz um acordo com os donos. A tarifa para dormitório era um pouco maior no Dos Aguas, só que as instalações e serviços que eles oferecem valem bem mais – fora que tudo ali é projetado para reduzir o impacto ambiental da hospedagem. Eu diria que, em geral, é possível se hospedar bem na região com diárias na faixa dos 20 dólares

Bom, só não passei mais tempo por lá porque meu visto estava por expirar… Além da sensação de estar trabalhando e descansando em um PARAÍSO, gastei muito menos do que se tivesse ido a San Andrés e pude conhecer o autêntico estilo de vida local.

caribe colombiano @pratserie (12)

Em um daqueles dias, reunida com outros viajantes dentro do mar, percebi que não era a única a pensar dessa forma. E acabamos decidindo que nosso ‘segredinho do caribe colombiano’ só seria revelado para quem valoriza esse tipo de experiência de viagem.

Conto com a sua discrição 😊

Beijos, Prats

DICA👍🏻: Ganhe desconto na hospedagem e ainda ajude a manter o Pratserie usando um destes links em sua próxima reserve de hospedagem!
Para escolher entre várias opções de acomodação: https://www.booking.com/s/52_6/pratse23
Para ter uma experiência local alugando um espaço para ficar: www.airbnb.com/c/fprats1

caribe colombiano @pratserie (19)

Anúncios

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.