Pense rápido (ou nem se esforce ao pensar em nada) pra fazer a restrospectiva mais autêntica do ano. É hora de jogar Teve, Tá Tendo, Terá?
Então é assim: a gente acorda em um dia como qualquer outro, mas a sensação é de estreia. Um novo ano pela frente, uma década, um milênio que vai perdendo o ar de novidade a cada minuto.
E tudo porque alguém, em algum momento, inventou este calendário que seguimos — que é uma grande prova do quanto isso tudo é relativo, afinal, ele resiste ao tempo apesar de não ser uma unanimidade entre os povos.
Por exemplo, quando eu morava na Ásia, participei de 3 noites de “reveillón” em um mesmo ano. Até usei um deles como desculpa para dar um reboot fora de época 😊
Sim, porque o que pega mesmo na virada de ano é a combinação da tal da retrospectiva com as famosas resoluções de ano novo.
Não ligo muito para essa coisa de celebração com data marcada, mas curto estabelecer propósitos e acompanhar a evolução das atitudes para conquistá-los (basta ver a quantidade de apps para monitorar hábitos que tenho no celular). Por isso, criei um jogo especial para essa época de viradas.
Vem jogar?

O jogo do Teve, Tá Tendo, Terá?
Com esse nome, acho que o jogo dispensa grandes explicações, né? A graça é listar sem pensar. Apenas anotar o que vier primeiro à cabeça, separando a fatia de tempo etiquetada como de 2019 e o que você projeta para os 366 dias desse 2020 bissexto.
Facinho, facinho.
Confira minha lista e depois divirta-se fazendo a sua:
TEVE
- Uma viagem com passagem só de ida — minha nova tradição anual.
- Uma vivência super gostosa na Colômbia, trabalhando online, aprendendo a me comunicar melhor em espanhol, tomando muitos cafés , cobrindo um Festival de Cinema e simplesmente curtindo meus dias.
- Um mergulho mais fundo na cultura em torno do café, com rolês por duas zonas cafeeiras (lá e cá) e muitas experiências incríveis pelo caminho.
- Momentos memoráveis com amigos, família, filmes, livros…
- Reorganização geral. Como é bom viver com menos coisas e mais arrumação!
- Trabalhos bacanas, trabalhos trabalhosos e muitos trabalhinhos como a McGiver de plantão na casa da minha mãe.
TÁ TENDO
- Muitas reflexões sobre coisas que aprendi viajando sozinha, morando fora e passando tempo comigo mesma.
- Mini-férias autodeclaradas — tipo passar um fimal de semana offline devorando um bom livro, fazer bate-volta só pra tomar banho de cachoeira, me permitir dormir quase que um dia inteiro, sem me preocupar com isso.
- Aquela pipocação de ideias típica de quando estou prestes a reinventar ou gourmetizar meu estilo de vida.
TERÁ?
- Mais amor, por favor!
- Autocuidado, estudo, melhor gerenciamento do tempo.
- Juro que desta vez eu vou pra festa de réveillon sem qualquer expectativa em mente. Sei o que quero, mas resolvi só pensar nisso depois… mas pode deixar que no ano que vem eu conto pra onde será a próxima passagens só de ida!
Dá para fazer melhor em 2020?
Acho que sim, vamos ver… Ano que vem, dou uma espiada nos posts de retrospectiva e faço uma regra de 3 com o joguinho do Teve, Tá Tendo, Terá?
Mas o grande desafio, sempre, é viver aqui e agora.
A gente não tem como evitar a passagem do tempo — seja lá como ele for medido. Portanto, não dá pra desperdiçar energia com o que não temos ou teremos.
Felizes Anos Novos!
Beijos, Prats