Os apps da minha vida

Quero te apresentar alguns dos aplicativos para celular que venho usando nesta jornada de trabalho online e viagens pelo mundo. Meus critérios para esta seleção são: facilidade de uso, acesso gratuito e funcionalidades interessantes – mesmo para quem não é nenhum nerd. Acredito que estes apps também podem facilitar a sua vida ou, pelo menos, acrescentar uns minutinhos de diversão ao seu dia a dia. 👍

Então, sem mais demora… bora checar essa lista?

Monefy

Nos tempos em que eu trabalhava como stylist no Brasil, eu usava o Zero Paper no desktop para controlar o orçamento de minha empresa de prestação de serviços e as despesas pessoais. Agora a vida financeira ficou muito mais simples e passei a contar com o Monefy para ter uma ideia de como estou usando meu suado dinheirinho. Com ele, posso monitorar meus gastos diários e comparar por período, ou através de gráficos que incluem diversas categorias.

Monefy app @pratserie

Mais

A versão grátis desse aplicativo não dá direito a incluir diferentes moedas, mas acho isso interessante para manter a coisa real e descomplicada. Outros apps desse tipo oferecem opções mais abrangentes como escaneamento de recibos, inclusão de gastos fixos e notificações✔

Dica

Se você procura um aplicativo completo para planejar orçamento, indico o Money Lover, que ainda tem a função eventos – útil para monitorar separadamente os gastos com viagens.

Pomodoro Timer

Sou adepta da técnica do ‘reloginho de cozinha’ e baixei um aplicativo que me ajuda a alternar períodos de 25 minutos de trabalho e 5 minutos de descanso. O fato do meu Pomodoro Timer Lite ficar no celular contribui bastante, já que eu o deixo a uma certa distância para realmente ter que me mexer ao validar cada sessão. Isso faz diferença quando se passa horas em frente à tela!

Pomodoro Timer @pratserie

Mais

Já testei o método no desktop, com vídeos do YouTube, e acabava me distraindo ou apenas fuçando outras páginas no tempo de intervalo. Testei também um app chamado Noisli, bem bonitinho, com opções de sons ambientes, cores e tal… mas preferi continuar no básico e ficar à vontade para ouvir minha própria trilha sonora  sem interrupções. 😉

Dica

Na versão gratuita, é fácil monitorar minha produtividade através da marcação dos períodos trabalhados. Assim, tenho uma ideia do tempo total que gasto em cada tipo de job e fico sabendo quais tarefas consigo concluir em apenas 25 minutos. Além disso, tenho ótimas idéias durante os intervalos e aproveito para sentar em outro lugar ou mudar de posição.

Samsung Health

Nunca tinha pensado em usar o aplicativo que veio em meu celular* como uma espécie de ‘goal guru’, mas ele me conquistou desde a primeira quebra de recorde… O engraçado é que eu tinha inserido uma meta qualquer – por preguiça de abrir o app e desligar as notificações – aí passei a encará-la como um desafio. Percebi, por exemplo, que meus problemas para dormir no começo do ano também tinham relação com o alto consumo de café. Tã-dã, eu que sempre achei que podia me jogar em quantas xícaras quisesse, tive a comprovação do que todos sempre me diziam… 😨

Samsung Health @pratserie

Mais

Minha única experiência com esse tipo de aplicativo foi com o Samsung Health, então a comparação nesse caso é tipo ‘antes e depois’. Pois bem, com ele eu resgatei minha qualidade de sono, controlei alimentação para não engordar quando fazia as refeições no hotel, pratiquei exercícios com mais eficiência e pude comprovar o impacto positivo dessa melhoria de hábitos!

Dica

Como deixo o aparelho longe da cama, registo as horas de sono ao acordar (o app faz uma previsão, caso eu esqueça a que horas deitei). Já durante o dia eu o tenho sempre comigo, para não perder a contagem de passos – com as escadarias aqui, fica fácil manter o mínimo de atividade física. ✔ Aproveito as estatísticas semanais para fazer ajustes na rotina e fico de olho nos medidores de stress, consumo de água, batimentos cardíacos etc… Acho isso divertido!

Shape’d

Pode ser que você esteja vendo este site pela primeira vez, mas já deve ter notado que as ‘bolinhas’ tomam conta do visual dele, certo? Com o Shape’d, não tenho qualquer dificuldade em aplicar esse formato às minhas imagens para manter o estilo do Pratserie ‘redondo’ como na minha concepção inicial – apesar de não ser designer, eu mesma adaptei o tema do WordPress. 😉

Shape'd @pratserie

Mais

Eu costumava fazer esses recortes no desktop e achei mais rápido editar a imagem diretamente no aplicativo,  então nem procurei alternativas depois de encontrá-lo.

Dica

Para você, só recomendo brincar com outras formas e fundos. Já minha dica para os desenvolvedores é que o app seria melhor se tivesse a opção de fundo transparente.

UnUm

O UnUm é um app interessante para quem quer dar um ‘banho de estilo’ na conta do Instagram. Com ele. você pode organizar previamente as imagens para conseguir um melhor resultado estético, além de expandir o alcance do conteúdo ao aproveitar os melhores horários de postagem e estatísticas sobre tipo de imagem e legendas que fazem sucesso junto a seu público.

UnUm @pratserie

Mais

Normalmente, eu crio um calendário editorial customizado quando produzo campanhas para clientes e trabalho com esse tipo de aplicativo para garantir que o visual se mantenha harmônico. Como ele funciona bem no modo gratuito, acredito ser indicado para quem não usa o Instagram comercialmente. Porém, se você procura algo mais completo, sugiro o Planoly (ele edita também as InstaStories).

Dica

Além de pré-visualizar o impacto de cada imagem em sua conta, dá para fazer simulações com o material já postado e realizar uma limpezinha em suas imagens de vez em quando 😊

Mark O’Travel

Você está estranhando encontrar apenas um app da categoria viagens por aqui? É claro que eu uso vários, mas acho que esse tema merece um post exclusivo… O mesmo vale para os apps de produtividade no trabalho, aguarde! Bom, o Mark O’Travel nada mais é do que um aplicativo para ‘contabilizar’ países visitados de um jeito fácil e divertido. Nele você pode importar as informações através de suas fotos e até compartilhar nas redes sociais – mas eu ainda prefiro manter meus planos de viagem guardadinhos até que se realizem!

Mark O'Travel @pratserie

Mais

Assim como no caso do Shape’d, esse também foi o único app do tipo que baixei. Foi indicação de uma amiga e eu achei fofo. Por isso, o aplicativo não saiu da minha telinha!

Dica

Explore as opções para colorir o mapa-múndi na opção rendering e aproveite a lista para incluir destinos internacionais mais inusitados em seus planos de viagem!

Fernanda Prats Os apps de minha vida
Os ‘apps da minha vida’ em ação no Sri Lanka @styleinsrilanka

Espero que vocês tenham curtido o post e que fiquem à vontade para enviar suas dúvidas e comentários. Quero muito saber sobre suas experiências com estes aplicativos… ou outros apps que fazem parte de sua vida!

Beijos, Prats

*O meu celular, na verdade, é um mini note que ganhei da assessoria da Samsung Brasil antes de embarcar nessa aventura – e ele continua muito bem, obrigada!

Ah… a foto de capa é da Pexels e esta última foi clicada pela querida Alice Luker.

 

Anúncios

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s