Os melhores livros para aprender idiomas e viajar…

Você tem (ou gostaria de ter) o hábito de ler em língua estrangeira? 

Não estou falando em dicionários ou naqueles exemplares usados em cursinhos de idiomas, mas de livros de romance, ficção e biografia. Ou seja, do tipo de leitura que faz a gente aprender coisas novas sem perceber… e com muito prazer.

Essa é uma maneira incrível de mergulhar fundo em outras culturas e se familiarizar com os tipos de expressão mais populares em inglês, espanhol, francês — ou qualquer outro idioma — sem precisar sair de casa.

E também de ficar mais confiante para se comunicar nessas línguas em viagens.

Mas calma. É preciso ter algum método para que o aprendizado aconteça com fluidez e naturalidade. Do contrário, você pode ter uma grande dor de cabeça e pegar ‘ranço’ de algum autor ou até da própria língua estrangeira!

Então, antes de ver minhas sugestões de livros, confira as dicas a seguir para aproveitar ao máximo o passeio por outras linguagens através da literatura.

Como criar o hábito de leitura em língua estrangeira

  • Comece com um livro na língua que você estuda ou com a qual já tenha algum contato
  • Se você ainda tem poucas noções do idioma, vale a pena baixar uma versão com áudio do livro online para ler e escutar ao mesmo tempo
  • Vá devagar para chegar mais longe, como diz o provérbio chinês, dedicando 20 minutos por dia para a leitura —  manter esse ritmo é importante para que você assimile bem todos os detalhes
  • Procure não pular trechos ou acelerar a leitura, mesmo se o conteúdo parecer muito fácil ou bater aquela curiosidade…
  • Evite ler textos originalmente escritos em outro idioma*
  • Escolha livros que podem ser combinados a outros recursos para pesquisa, assim você pode aprender mais quando terminar de ler (de preferência, através de vídeos e áudios no idioma do livro)
  • Importantíssimo: não pare a leitura toda vez que der de cara com uma palavra que você não conhece — siga o fluxo e se atenha ao contexto
  • Se quiser, vá marcando a lápis algumas palavras ou expressões para checar no dicionário após a leitura (mas procure não se distrair com isso)
  • Além de pesquisar a história ou o tema em outras mídias, conversar sobre o livro é uma ótima forma de alavancar sua compreensão. Então, incentive alguém a ler o mesmo título para debater com você — nem que seja em português.dicas de livros nao-didaticos para aprender outros idiomas @pratserie

Sugestões de leitura em inglês, francês e espanhol

Espanhol: Nosotras. Historias de Mujeres y Algo Más (Rosa Montero)

Começo com ele porque adoro as séries de biografias dessa autora espanhola. Rosa Montero é uma conceituada jornalista que também lançou livros de romance com bastante sucesso. Por isso, todas histórias que conta são muito bem pesquisadas — além de apresentadas de um jeito super instigante, divertido, inteligente.

Aqui ela nos apresenta mulheres sensacionais da história mundial, de famosas como Frida Kahlo e Simone de Beauvoir a outras menos eminentes que vale a pena conhecer. Tudo em capítulos curtos, para a gente ir se acostumando com a língua em um estilo de escrita contemporâneo.

Eu nunca estudei espanhol formalmente, mas achei bem fácil de ler.

Antes dele, eu só tinha dado uma olhada em um livro didático para ter noções básicas e não sair hablando portuñol por aí…

*ah, e também li a obra que aparece na foto redonda da capa deste post, mas não recomendo porque ela é baseada em um texto original em sueco!

Livro de Rosa Montero em espanhol
Comprei na Colômbia para ter mais confiança em minhas conversas por lá

Inglês:  About a boy (Nick Hornby) e outros livros que viraram filmes

Livros que dão origem a roteiros cinematográficos costumam ter muitos diálogos e descrições mais envolventes, sem tantas divagações que podem ser confusas para quem não tem o total domínio da língua — essa leveza foi o que me fez curtir o Eat, Pray, Love (Liz Gilbert), esquecendo qualquer preconceito quanto ao tipo de literatura.

No entanto, acredito que as sugestões a seguir sejam mais indicadas para pessoas que já estão ultrapassando o nível básico do idioma, ok? Então vamos lá…

Fiquei impressionada ao ver numa tela a sequência inicial de O Grande Garoto (nome com o qual a obra foi lançado no Brasil). A sensação foi de que tudo estava exatamente como eu tinha imaginado ao ler a história, só que transposto para o cinema.

Porém, preciso dar um spoiler: o final do filme não tem nada a ver com a forma que o livro termina! Veja e depois me conte o que você achou da mudança.

Voltando ao texto… Assim como os outros livros do Nick Hornby, esse é uma delícia de ler. Além do mais, é escrito em inglês britânico, que mantém a estrutura mais clássica do idioma e faclita o aprendizado. E nem por isso deixa de ter um ritmo atual e vibrante, como o de outro livro/filme muito famoso desse autor, o Alta Fidelidade.

Já para minhas dicas de livros em inglês americano, sugiro que você siga essa linha do tempo para ir se adaptando às formas mais modernas do uso do idioma:

bons livros que viraram filmes @pratserie

Francês:  La Parisienne (Ines de La Fressange avec Sophie Gachet)

Mesmo tendo parado com o curso de francês quando finalizei o estágio intermediário, achei muito fácil (e gostoso) ler este descolado manual de estilo em seu idioma original.

A autora é uma ilustre parisiense que fez muito sucesso como modelo nos anos de 1970-80. Detalhe: ela ganhou o apelido de “a manequim falante” dos jornalistas daquela época, porque não tinha medo de expressar suas opiniões sobre moda, beleza e estilo de vida.

Ninguém melhor que ela para guiar nossa viagem por esses temas em francês, não acha?

O livro tem belas ilustrações criadas pela própria Inês, além de fotos de sua filha Nine pelas ruas de Paris e muitas dicas com endereços bacanas para conhecer na cidade.

Livro em francês

Compartilhe suas dicas

Como você pode ver, meu gosto para livros é bem variado… E o seu, como é? Você tem algum título bacana em outro idioma para recomendar?

Escreva aqui nos comentários para a gente montar uma bela lista de leitura!

Beijos, Prats

DICA: Ganhe desconto na hospedagem e ainda ajude a manter o Pratserie usando um destes links em sua próxima reserva de hospedagem!
Para escolher entre várias opções de acomodação: https://www.booking.com/s/52_6/pratse23
Para ter uma experiência local alugando um espaço para ficar: www.airbnb.com/c/fprats1

 

livros para o verão @pratserie

Anúncios

2 Replies to “Os melhores livros para aprender idiomas e viajar…”

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: