Compartilho com você as minhas 5 melhores companhias de viagem em forma de livro.
Já perdi a conta dos muitos lugares onde dormi desde que deixei o Brasil. Nem todas as camas tinham cabeceira, mas eu sempre deitava com um livro por perto. Ele era minha companhia mais frequente até que eu chegasse ao final da leitura. Depois, eu o trocava por outro que encontrava num café, num hostel ou na casa de um amigo.
Às vezes eu entregava o exemplar em mãos, contando um pouco de sua história para o novo dono ou nova dona. Outras vezes, simplesmente o fazia ocupar o mesmo lugar de onde saíra seu substituto.
Fico feliz em compartilhar esse grande prazer que é a leitura! Uma mania se repete desde a primeira viagem internacional: levar comigo um livro escrito em português e deixá-lo no aeroporto ou numa estação de trem, com um bilhetinho ao próximo leitor.
Tenho certeza de que, em alguma parte do mundo, ele será muito bem vindo. Como um efeito bumerangue, acabo de receber um livro na língua pátria – presente de uma família de turistas portugueses.
Por enquanto, a lista que compartilho só tem títulos em inglês, mas a maioria está disponível aí no Brasil e tem versões traduzidas. Já que não posso entregar estes livros fisicamente, espero que minhas escolhas te inspirem:
The Story Begins – Amos Oz
Um livro sobre livros. O israelita Amos Oz é mais conhecido por seus romances, que renderam belas adaptações para o cinema como o recente “De Amor e Trevas”, dirigido por Natalie Portman, e “O Pequeno Traidor”. Além de escritor, Amos é professor de literatura e este livro é uma aula sobre o impacto das primeiras páginas na experiência do leitor. Uma aula que não tem nada de complicado e agrada mesmo a quem não tem pretensões literárias. Fora o bônus de ter o início de grandes clássicos da literatura “destrinchados” pra nós: Anton Checkov, Franz Kafka, Gabriel Garcia Marquez…
Island of a Thousand Mirrors – Nayomi Munaweera
Para entender o Sri Lanka. Tive o prazer de conhecer esta autora nascida no Sri Lanka e organizar uma leitura de seu novo livro “What Lies Between Us” (capa deste post) em Colombo. Fiquei impressionada quando as vagas se esgotaram num par de horas após publicarmos o evento no Facebook. E também com a participação ativa dos convidados, que só não fizeram mais perguntas porque ela testava prestes a embarcar de volta aos Estados Unidos, onde mora há anos.
Sempre tive restrições com o estilo de escrita que as pessoas daqui adoram e que é marcante neste livro. Um certo exagero nas descrições e no uso de adjetivos que, para mim, atrapalham a fluidez do raciocínio e mascaram a beleza do texto. Mas isso só me incomodou no comecinho da leitura. Rapidamente, mergulhei na narrativa e me senti espiando entre os mil espelhos. O mais gostoso foi ver a história do Sri Lanka emergir junto com a história dos personagens.
The Rosie Project – Graeme Simsion
Um Australiano, pra relaxar. Leve, fresco e pop – como um vinho rosé geladinho – esse é um bom livro pra alternar com leituras mais densas. O autor é um roteirista de Melbourne, Australia, que sabe usar as técnicas certas para que a gente sinta que está vendo um filme ou seriado. Inclusive, identifiquei demais o personagem principal com o Sheldon da série Big Bang Theory! Por aí você já imagina o que pode esperar… ler com um sorriso no rosto e assustar as pessoas em volta com algumas gargalhadas, por exemplo.
Gone Girl – Gillian Flynn
Se você gosta de um bom suspense… fuja com Ela! Eu fiz exatamente isso e adorei. Fui abduzida por esse romance a ponto de nem perceber as picadas de mosquito ao entardecer – isso quando eu tinha começado a leitura de manhã!
Simplesmente sumi entre as páginas, como a garota do título. Depois, ainda dei um jeito de assistir ao filme baseado no livro.
Pena que a experiência não foi tão intensa na versão para as telas! Por mais que os cenários traduzissem as imagens descritas pela autora americana, a trama perdeu muito de sua riqueza com as limitações do roteiro.
Eat. Pray. Love. – Elizabeth Gilbert
Agora que passou o auê… Não podia deixar este livro de fora porque, de alguma forma, ele tem a ver com cada um dos anteriores. E olha que o escolhi meio que por pirraça! No dia anterior eu tinha lido comentários maldosos sobre a autora, deselegantemente postados sob um anúncio dela que apareceu na timeline do meu Facebook.
Ah, essa mania de desprezar os best-sellers…
Logo pensei no caso do Paulo Coelho, consagrado internacionalmente e tido como um escritor “menor” no Brasil. Pelo mesmo tipo de ranço, tive preguiça de ler o tal do Comer, Rezar, Amar na época em que só se fala neste livro. Vi o filme e achei que estava de bom tamanho.
Mas bateu curiosidade quando encontrei o exemplar em inglês. Pronto! Fiquei instigada com o prefácio, onde Liz Gilbert explica como estruturou a sua história, e não consegui parar de ler.
Isso sem falar nas coincidências! Pelos mesmos motivos, fiz umas aulinhas de italiano e já quis passar um tempo num ashram, além de ter “reconhecido” alguns lugares que ela cita quando vivi em Bali (tendo o filme como referência). Enfim, Eat Pray Love diverte, faz pensar, gera um certo suspense, fisga a atenção e cumpre com o prometido no “contrato inicial”, então vai para o trono a lista.
Espero que algum destes livros também se torne sua companhia de viagem. E vou adorar se você compartilhar sugestões comigo!
Beijos, Prats
Amei as dicas Fe!!!!! Livros que amei ler viajando: relato de un náufrago, do Garcia Marques; Mary Poppins, da PL Travers; e Trash do Andy Mulligan ❤️
CurtirCurtir
Obeigada por compartilhar! Não li nenhum desses mas já inclui na wish-list. Duro é encontrar livros em inglês aqui na Albânia. Fui até uma feirinha de livros mas só achei traduções muito ‘engajadas’ da própria história do país.
Beijos!
CurtirCurtido por 1 pessoa