Viagens OFF | Vídeo ON

Filmes e séries para quem deseja cair no mundo (mas deve continuar em casa)

Maratonar seriados ou ver um filmezinho em casa já é algo bem confortável. E ainda pode ganhar status de reconfortante em tempos de pandemia.

Para trazer alívio enquanto nossos planos de viajar ficam em stand-by, montei uma lista com 10 sugestões para você assistir no conforto de seu lar. São dicas de filmes e séries sobre viagens, de certa forma. E tenho que reforçar esse “de certa forma” porque fujo um pouco do tradicional.

Evito repetir títulos que você encontraria em uma googlada, como Na Natureza Selvagem ou Comer, Rezar, Amar. Mas não fico só nos alternativos. Os estilos são variados e há opções disponíveis na Netflix, Amazon e YouTube, entre outras plataformas online.

viaje sem sair de casa com estes filmes e séries

A ideia é cair no mundo — virtualmente — tendo grandes diretores como guia e na companhia de artistas sensacionais, como as mulheres que destaco na lista de seriados.

Veja a minha seleção e acesse os vídeos que você quiser pelo laptop, celular ou TV 😊

Primeira Classe | Embarque nos Filmes destes 5 Diretores

1. Espanha com Pedro Almodóvar

Os filmes de Almodóvar mostram muito mais a alma espanhola do que propriamente os destinos turísticos do país. Mesmo assim, o diretor nos faz embarcar em rolês por Madrid, Barcelona, lugares incríveis na Galícia, Andaluzia e outras regiões no interior da Espanha. Tudo com uma pegada que é só dele, com tramas e melodramas modernos — além das famosas cores de Almodóvar.

Espanha de Almodóvar @pratserie

2. NY (além de Paris, Roma, Barcelona…) com Woody Allen

Não é só a biografia de Woody Allen que gera controvérsia. Sua cinematografia também polariza opiniões. Há quem ame ou odeie filmes de Woody Allen, mas nunca soube de alguém que fosse indiferente. Bom, mas estamos falando em viajar para belos lugares pelas lentes de um cineasta. Nisso, todos podem concordar que o cara arrasa. E quando se trata de homenagear sua amada Nova Iorque… Aí não tem pra ninguém.

cartazes de filmes - Woody Allen

3. Tóquio com Sofia Coppola

A diretora é conhecida por seu estilo descolado de contar histórias, em geral protagonizadas por mulheres. Sua pegada é sutil e ao mesmo tempo intensa, quase desconcertante. Ela tem filmes incríveis no currículo, mas Encontros e Desencontros (Lost in Translation) é o mais aclamado. Perfeito para uma viagem virtual a Tóquio, em ótima companhia.

Capa filme Lost in Translation

4. Brasil com Cacá Diegues

De paisagens áridas ao belo litoral de Alagoas, das biboquinhas de beira de estrada às belezuras do Jalapão. Quando for viajar com os filmes de Cacá Diegues, aproveite para se perguntar:  Deus é Brasileiro mesmo? As coisas mudaram meeeesmo depois de Bye Bye Brasil? É claro que o diretor não consegue abranger toda a nossa diversidade de paisagens, personagens e mazelas. Mas o legal é que sua obra traz um pouco de tudo isso, com um toque de poesia.

Filmes do diretor brasileiro Cacá Diegues

5. Portugal com Bille August

A dica aqui é Trem Noturno para Lisboa, um romance de suspense que nos leva por belas paisagens da capital portuguesa. Um filme baseado em um livro, com um livro dentro do filme. O clima de literatura filmada é reforçado pela abordagem meticulosa do diretor dinamarquês e pelo fato dos atores falarem inglês. Mas releve porque também dá para curtir essa viagem através das palavras:

“Viajamos até nós mesmos quando vamos a um lugar onde passamos uma parte de nossa vida, não importa o quão breve tenha sido. Mas, para irmos ao nosso próprio encontro, precisamos confrontar a nossa solidão.”

Night Train to Lisbon movie poster

Bilhete múltiplo | Viaje nestas Séries com 5 Mulheres Incríveis

Na ponte aérea México-Hollywood com Ana de La Reguera

Uma série de humor com toques autobiográficos (ou não?) e uma linguagem tipo “joga tudo no liquidificador e vai”. A primeira impressão pode ser de estranhamento, mas logo a gente vicia e ri como se não houvesse amanhã. Ah, e cada episódio tem um tema que inclui o nome Ana: IrmAna, MarijuAna, VeracruzAna, Lesbiana…

atriz do seriado Ana (Amazon)

Londres com Phoebe Waller-Bridge

Seja na premiadíssima Fleabag (Amazon) ou na série Crashing (Netflix), os rolês por uma Londres #real estão garantidos. Com humor ácido, despudorado, a atriz e roteirista quebra a quarta parede. Ou seja, ela encara a câmera e conversa com você pelo caminho, contando o que sente ou só pontuando o que acontece com um olhar cúmplice.

A atriz de Fleabag em Londres

Itália, Japão, México e EUA com uma pitadinha de Irã, com Samin Nosrat

Nada como uma série de culinária “viajante” para quem ama gastronomia e adora conhecer lugares fora dos roteiros turísticos tradicionais. Melhor ainda quando a companhia não fica fazendo gracinhas e tentando provar o quanto é um sabe-tudo na cozinha. A chef Samin está mais interessada na alquimia feita com Sal Gordura Ácido e Calor. Embarque com ela!

Samin Nosrat no Japão

Paris, Tóquio e Nova Iorque com Heidi Klum (AND Naomi Campbell)

Depois de 18 temporadas de sucesso com o reality Project Runway, a supermodelo alemã dá um passo mais largo com o lançamento de Making the Cut. Agora a competição de criadores de moda “sai da bolha” de Nova Iorque e vai a campo em Paris e Tóquio, além de contar com a participação desafiadora (você vai ver) de Naomi Campbell.

Heidi e Naomi na série Making the Cur

De Washington para Sri Lanka e mais 35 países com Piper Perabo

Sim, tem até série policial nesta lista. Tá certo que a gente tem que fazer vista grossa para alguns detalhes tipo fugas e perseguições sem tirar os Louboutins, diálogos espirituosos enquanto alguma bomba está prestes a explodir, flertes em cenas de ação. Apenas não leve a sério e divirta-se nestas viagens e aventuras com a atriz — que se tornou ativista de causas ambientais e de gênero.

Piper Perabo de Covert Affairs

#FiqueEmCasa mas caia no mundo com filmes e séries

A ideia desta lista é compartilhar dicas de entretenimento para encarar a quarentena com conforto e — de certa forma — conseguindo viajar. Por isso, vou adorar ler sua opinião ou comentário.

Você tem outras sugestões de filmes e séries para incluir aqui? Sinta-se em casa!

Beijos, Prats

giphy

One Reply to “Viagens OFF | Vídeo ON”

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: