Vamos ser mais verdes?

A crise na saúde nos oferece uma oportunidade de cuidar melhor do planeta.

Notícia boa é raridade ultimamente, não é mesmo? Só se fala em pandemia, pânico na economia, problema político todo dia. Mas há uma vitória a se comemorar nestes tempos sombrios: o ar está menos poluído.

Isolados, reduzimos as emissões de CO2 na atmosfera.

Enquanto a gente fica em casa para evitar a propagação do coronavírus, dá para sentir este efeito colateral “do bem”. E, por mais que ele seja momentâneo, comprova que o nosso impacto sobre o meio ambiente também pode ser benéfico.

Então, que tal valorizar o lado mais verde do momento e redobrar os cuidados com a saúde do planeta?

Mais verde, por favor
Foto: Alice Luker, Style in Sri Lanka

Ok, assim como acontece no combate à Covid-19, não existe fórmula mágica que reverta um quadro de doença da noite para o dia. Temos que começar com uma mudança de comportamento. E enxergar nesta crise uma oportunidade de agir contra as mudanças climáticas — uma ameaça invisível que nos atinge há muito mais tempo.

A boa notícia, na verdade, é que podemos fazer isso agora.

Não tem nada de complicado.  Em vez de encarar isso como um fardo a mais, basta focar no que dá para fazer tranquilamente. Sei que é clichê, mas vale repetir que cada pequena atitude conta.

Por exemplo, procuro tornar minhas viagens sustentáveis e viver belas experiências em sintonia com a natureza. Hoje percebo que desenvolvi hábitos mais verdes sem muito esforço, como levar minha garrafinha e uma eco bag na bagagem.

É por isso que estou compartilhando algumas dicas #simplesassim por aqui. Talvez você já esteja fazendo (ou faça até mais), talvez não tenha condições de fazer o mesmo… mas não entenda como eco-chatice 😉

É apenas minha forma de agradecer a todos pela faxina atmosférica — e lembrar que isso também vai passar.

Vamos contribuir para que a volta à normalidade não seja tão traumática?

7 hábitos mais verdes para adotar agora

  • Se a gente tem que lavar as mãos com mais cuidado e frequência, dá para fazer isso sem desperdiçar água. Dica: mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa as mãos e lave também o registro para não se contaminar no final do processo.
  • Acabou o álcool gel? Descarte a embalagem da maneira apropriada para que ela seja reciclada — o mesmo vale para as máscaras descartáveis.
  • Se você não lida diretamente com doentes, evite as máscaras de uso profissional. Deixe-as para médicos, enfermeiros e outras pessoas que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Se tiver que sair, prefira usar máscaras laváveis.
  • O delivery de comida pronta chega trazendo também plástico, isopor, bandejas metálicas… que tal preparar mais refeições em casa? Eu tenho pedido mantimentos no comércio local, o que reduz a circulação e possibilita uma entrega sem tantas embalagens — deixo um pequeno suporte ao lado do portão para colocar as coisas que a pessoa traz, aí higienizo tudo antes de levar para a cozinha.
  • Prefira consumir alimentos da época e planeje-se na hora de cozinhar: pegue tudo que precisa da geladeira de uma vez só, isso ajuda a poupar energia.
  • Curta o seu dia com luz e ventilação natural, assim você compensa o aumento dos gastos com eletricidade ao passar mais tempo em casa.
  • Ajuste o seu foco para a prevenção da saúde. Aquele velho ditado nunca foi tão adequado para os dias de hoje: Prevenir é melhor que remediar!

Compartilhe suas dicas verdes

Espalhe a notícia de que podemos respirar fundo, com a sensação de estar fazendo algo positivo nesse momento.

Quanto mais gente se engajar, melhor. A saúde de cada pessoa está conectada à saúde da Terra. Afinal, o planeta é nossa casa, nossa vida e nossa herança para futuras gerações.

Beijos, Prats

Albania @pratserie
Girokastra, na Albânia, vista através da sucata de um avião de combate

One Reply to “Vamos ser mais verdes?”

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: