A crise na saúde nos oferece uma oportunidade de cuidar melhor do planeta.
Notícia boa é raridade ultimamente, não é mesmo? Só se fala em pandemia, pânico na economia, problema político todo dia. Mas há uma vitória a se comemorar nestes tempos sombrios: o ar está menos poluído.
Isolados, reduzimos as emissões de CO2 na atmosfera.
Enquanto a gente fica em casa para evitar a propagação do coronavírus, dá para sentir este efeito colateral “do bem”. E, por mais que ele seja momentâneo, comprova que o nosso impacto sobre o meio ambiente também pode ser benéfico.
Então, que tal valorizar o lado mais verde do momento e redobrar os cuidados com a saúde do planeta?

Ok, assim como acontece no combate à Covid-19, não existe fórmula mágica que reverta um quadro de doença da noite para o dia. Temos que começar com uma mudança de comportamento. E enxergar nesta crise uma oportunidade de agir contra as mudanças climáticas — uma ameaça invisível que nos atinge há muito mais tempo.
A boa notícia, na verdade, é que podemos fazer isso agora.
Não tem nada de complicado. Em vez de encarar isso como um fardo a mais, basta focar no que dá para fazer tranquilamente. Sei que é clichê, mas vale repetir que cada pequena atitude conta.
Por exemplo, procuro tornar minhas viagens sustentáveis e viver belas experiências em sintonia com a natureza. Hoje percebo que desenvolvi hábitos mais verdes sem muito esforço, como levar minha garrafinha e uma eco bag na bagagem.
É por isso que estou compartilhando algumas dicas #simplesassim por aqui. Talvez você já esteja fazendo (ou faça até mais), talvez não tenha condições de fazer o mesmo… mas não entenda como eco-chatice 😉
É apenas minha forma de agradecer a todos pela faxina atmosférica — e lembrar que isso também vai passar.
Vamos contribuir para que a volta à normalidade não seja tão traumática?
7 hábitos mais verdes para adotar agora
- Se a gente tem que lavar as mãos com mais cuidado e frequência, dá para fazer isso sem desperdiçar água. Dica: mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa as mãos e lave também o registro para não se contaminar no final do processo.
- Acabou o álcool gel? Descarte a embalagem da maneira apropriada para que ela seja reciclada — o mesmo vale para as máscaras descartáveis.
- Se você não lida diretamente com doentes, evite as máscaras de uso profissional. Deixe-as para médicos, enfermeiros e outras pessoas que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Se tiver que sair, prefira usar máscaras laváveis.
- O delivery de comida pronta chega trazendo também plástico, isopor, bandejas metálicas… que tal preparar mais refeições em casa? Eu tenho pedido mantimentos no comércio local, o que reduz a circulação e possibilita uma entrega sem tantas embalagens — deixo um pequeno suporte ao lado do portão para colocar as coisas que a pessoa traz, aí higienizo tudo antes de levar para a cozinha.
- Prefira consumir alimentos da época e planeje-se na hora de cozinhar: pegue tudo que precisa da geladeira de uma vez só, isso ajuda a poupar energia.
- Curta o seu dia com luz e ventilação natural, assim você compensa o aumento dos gastos com eletricidade ao passar mais tempo em casa.
- Ajuste o seu foco para a prevenção da saúde. Aquele velho ditado nunca foi tão adequado para os dias de hoje: Prevenir é melhor que remediar!
Compartilhe suas dicas verdes
Espalhe a notícia de que podemos respirar fundo, com a sensação de estar fazendo algo positivo nesse momento.
Quanto mais gente se engajar, melhor. A saúde de cada pessoa está conectada à saúde da Terra. Afinal, o planeta é nossa casa, nossa vida e nossa herança para futuras gerações.
Beijos, Prats

One Reply to “Vamos ser mais verdes?”