Pratserie, por Fernanda Prats

Cartagena e o Cinema

Spoiler: este é mais um post da série ‘estava devendo’. Mas agora quero mudar a pegada da série para ‘perguntas e respostas’ e não deixar mais ninguém no vácuo, ok?

Espero que vocês ainda tenham curiosidade sobre dos bastidores do FICCI, o Festival de Cinema de Cartagena das Índias, na Colômbia — eu tinha, e fiz ótimas descobertas na cobertura desse evento. Vem ver!

Teatro Adolfo Mejía, Cartagena, Colombia
Detalhe do Teatro Adolfo Mejía, uma das salas de exibição do FICCI

Uma viagem e muitos filmes… como não amar?

Esse é o tipo de job com o perfeito equilíbrio entre ralação e diversão. A sensação é quase de não estar trabalhando  —  mesmo que muitas vezes eu mal parasse para comer ou dormir.

Pra quem não sabe, além de jornalista também sou formada em Cinema e já trabalhei em 3 longas-metragens, fora os diversos filmes publicitários realizados nos meus tempos de stylist.

Mas mesmo quem não é  ‘do ramo ‘ tem como curtir esse festival. Ele pode ser acompanhado por qualquer pessoa que se interesse pela sétima arte ou simplesmente queria conferir a vibração de Cartagena na época do evento.

Vale a pena visitar Cartagena durante o Festival de Cinema?

Sim!!!

Também conhecido como FICCI, o Festival Internacional de Cinema de Cartagena) é o mais antigo do gênero na América Latina .

Em 2020, o festival chega à  sua 60ª edição,  prometendo manter uma programação tão intensa quanto a que cobri:

  • Mais de 100 eventos, entre workshops, palestras, sessões de networking, etc.
  • Exibição de quase 200 títulos, incuilndo estréias internacionais e de filmes colombianos.
  • Mostras de cinema separadas por temas e projeções gratuitas em diversos locais da cidade.

Como a formação de público está entre os principais objetivos da organização, muita gente não-credenciada tem acesso à programação desse festival.

E mesmo nos filmes de mostras competitivas, é comum o pessoal de apoio liberar a entrada dos interessados para preencher as poltronas vazias quando faltam 2 minutos para a projeção.

Ou seja, há chances de conferir o festival se você viajar para Cartagena na época! Inclusive porque também são organizadas diversas sessões a céu aberto pela cidade, totalmente gratuitas.

Isso sem falar em toda a movimentação de cinéfilos e jornalistas, nas muitas promoções de happy-hours, festas… e alguns atores internacionais circulando nos pontos turísticos.

festival de cartagena - filme ao ar livre
Espaço no centro de Cartagena onde foram projetados filmes classicos ao ar livre

Como foi a cobertura do Festival de Cartagena?

Enquanto o pessoal curtia o Carnaval aí no Brasil, eu voava para a bela cidade colombiana com um monte de informações para destrinchar.

Na quarta-feira de Cinzas, já com a credencial ‘em mãos’, começou a fase de planejamento.

O festival tem um sistema bem bacana de apoio aos jornalistas e convidados.  Além da credencial ‘física’, temos acesso a um QR code e mais alguns mimos,  como a eco-bag que servia para identificar nossa ‘tribo’ pelas ruas.

Com uma programação tão intensa e espalhada por diversos pontos da cidade, tive que fazer muitas opções e ‘apostas’. Afinal, o menu era tão grande que não dava para bobear.

programação FICCI 2019

Por outro lado, o boca-a-boca e a troca de informações entre jornalistas ajudou bastante. Acho que o fato de termos uma sala de imprensa bem arejada reduziu a pressão e deixou tomo mundo mais simpático 😊

cartagena-e-o-cinema-@pratserie (3)
Sala de imprensa do Centro de Cooperação Espanhola em Cartagena das Índias.

Depois da maratona de entrevistas e projeções, a parte mais pesada do trabalho foi avaliar tudo isso e produzir um artigo completo para o Prodview, um site especializado no setor.

Agora que a cobertura está publicada e minha promessa de postar sobre essa experiência foi cumprida, bateu até saudades do Festival de Cinema de Cartagena!

Beijos, Prats

DICA👍🏻: Ganhe desconto na hospedagem e ainda ajude a manter o Pratserie usando um destes links em sua próxima reserva de hospedagem!
Para escolher entre várias opções de acomodação: https://www.booking.com/s/52_6/pratse23
Para ter uma experiência local alugando um espaço para ficar: www.airbnb.com/c/fprats1
Anúncios

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: