Spoiler: este é mais um post da série ‘estava devendo’. Mas agora quero mudar a pegada da série para ‘perguntas e respostas’ e não deixar mais ninguém no vácuo, ok?
Espero que vocês ainda tenham curiosidade sobre dos bastidores do FICCI, o Festival de Cinema de Cartagena das Índias, na Colômbia — eu tinha, e fiz ótimas descobertas na cobertura desse evento. Vem ver!

Uma viagem e muitos filmes… como não amar?
Esse é o tipo de job com o perfeito equilíbrio entre ralação e diversão. A sensação é quase de não estar trabalhando — mesmo que muitas vezes eu mal parasse para comer ou dormir.
Pra quem não sabe, além de jornalista também sou formada em Cinema e já trabalhei em 3 longas-metragens, fora os diversos filmes publicitários realizados nos meus tempos de stylist.
Mas mesmo quem não é ‘do ramo ‘ tem como curtir esse festival. Ele pode ser acompanhado por qualquer pessoa que se interesse pela sétima arte ou simplesmente queria conferir a vibração de Cartagena na época do evento.
Vale a pena visitar Cartagena durante o Festival de Cinema?
Sim!!!
Também conhecido como FICCI, o Festival Internacional de Cinema de Cartagena) é o mais antigo do gênero na América Latina .
Em 2020, o festival chega à sua 60ª edição, prometendo manter uma programação tão intensa quanto a que cobri:
- Mais de 100 eventos, entre workshops, palestras, sessões de networking, etc.
- Exibição de quase 200 títulos, incuilndo estréias internacionais e de filmes colombianos.
- Mostras de cinema separadas por temas e projeções gratuitas em diversos locais da cidade.
Como a formação de público está entre os principais objetivos da organização, muita gente não-credenciada tem acesso à programação desse festival.
E mesmo nos filmes de mostras competitivas, é comum o pessoal de apoio liberar a entrada dos interessados para preencher as poltronas vazias quando faltam 2 minutos para a projeção.
Ou seja, há chances de conferir o festival se você viajar para Cartagena na época! Inclusive porque também são organizadas diversas sessões a céu aberto pela cidade, totalmente gratuitas.
Isso sem falar em toda a movimentação de cinéfilos e jornalistas, nas muitas promoções de happy-hours, festas… e alguns atores internacionais circulando nos pontos turísticos.

Como foi a cobertura do Festival de Cartagena?
Enquanto o pessoal curtia o Carnaval aí no Brasil, eu voava para a bela cidade colombiana com um monte de informações para destrinchar.
Na quarta-feira de Cinzas, já com a credencial ‘em mãos’, começou a fase de planejamento.
O festival tem um sistema bem bacana de apoio aos jornalistas e convidados. Além da credencial ‘física’, temos acesso a um QR code e mais alguns mimos, como a eco-bag que servia para identificar nossa ‘tribo’ pelas ruas.
Com uma programação tão intensa e espalhada por diversos pontos da cidade, tive que fazer muitas opções e ‘apostas’. Afinal, o menu era tão grande que não dava para bobear.
Por outro lado, o boca-a-boca e a troca de informações entre jornalistas ajudou bastante. Acho que o fato de termos uma sala de imprensa bem arejada reduziu a pressão e deixou tomo mundo mais simpático 😊

Depois da maratona de entrevistas e projeções, a parte mais pesada do trabalho foi avaliar tudo isso e produzir um artigo completo para o Prodview, um site especializado no setor.
Agora que a cobertura está publicada e minha promessa de postar sobre essa experiência foi cumprida, bateu até saudades do Festival de Cinema de Cartagena!
Beijos, Prats
DICA👍🏻: Ganhe desconto na hospedagem e ainda ajude a manter o Pratserie usando um destes links em sua próxima reserva de hospedagem!
Para escolher entre várias opções de acomodação: https://www.booking.com/s/52_6/pratse23
Para ter uma experiência local alugando um espaço para ficar: www.airbnb.com/c/fprats1
One Reply to “Cartagena e o Cinema”