Voar barato AND viajar confortavelmente — como fazer esse match

Sim, você pode pagar menos para viajar de avião sem abrir mão do conforto.

Você encontra aquela passagem aérea com uma super promoção.

Na famigerada classe econômica, claro.

Sua empolgação é tanta que você toparia viajar numa poltrona de pregos… ou bate aquele receio de passar sufoco?

Antes de decidir, confira os truques que eu uso para relaxar em viagens aéreas mais baratas.

Da escolha da poltrona ao modo de se vestir, vale a pena investir em pequenas atitudes que turbinam o seu bem-estar na ida e volta de sua jornada.

Como dar um upgrade de conforto em seu voo barato

15 truques para voar barato & com conforto

No momento da reserva:

1 | Respire fundo… e cheque todos os detalhes da passagem antes de fechar a compra.

Eu costumo pesquisar as ofertas de voos baratos em ferramentas como o Google Flights ou Skyscanner, que oferecem o recurso de alerta de preços via e-mail.

Depois, faço a reserva direto no site da companhia ou em plataformas que negociam com milhas, como Maxmilhas e 123Milhas, se os valores forem muito convidativos.

Em ambos os casos, é imprescindível conferir o seguinte se você não quer ter estresse:

  • Aeroportos de saída e chegada, escalas e conexões. Alguns destinos são servidos por mais de um aeroporto e não é nada conveniente descobrir de última hora que você precisa se deslocar por uma cidade desconhecida para seguir viagem, certo?
  • Terminais de embarque e desembarque, quando há troca de aviões no mesmo aeroporto. Já tive que correr uma maratona em Kuala Lumpur para ir do terminal internacional ao nacional (ou era o inverso?). De qualquer forma, depois disso eu só finalizo a compra se houver pelo menos uns 45 de “janela” para fazer esse tipo de deslocamento.
  • Regras de bagagem. Basicão, né? Mas é bom anotar peso, dimensões e custos (se houver) do que você pode despachar e levar na mão. E também dar aquela olhadinha básica na lista que não pode — vai que tem algo diferente…

2 | Procure oportunidades oferecidas por companhias aéreas e/ou aeroportos

Seu voo permite um stop over? Você tem direito a pernoite em um hotel e traslados? O aeroporto onde você faz escala oferece um tour gratuito para quem tem uma espera de x horas?

Não deixe de buscar esse tipo de informação!

Usando esses recursos eu pude relaxar entre voos na Turquia, conhecer o Panamá e visitar Singapura, onde acabei ficando em um hotel 5 estrelas “na faixa” — só que essa é outra história.

Ah… algumas empresas fazem leilões de upgrade. Não custa dar uma olhada. Porém, isso é uma das poucas coisas que vale a pena deixar para a última hora.

Ainda vou fazer um post completo só sobre essas oportunidades, fique de olho.

dicas para viagens longas

3 | Selecione sua poltrona o quanto antes

Viajar sozinha nunca foi um problema para mim… até que eu voei de Miami para São Paulo espremida por um grupo. Eu estava com uma daquelas passagens quase-grátis conseguida com um funcionário da empresa aérea, então não tive escolha.

Também não tive como ir ao banheiro, dormir ou me distrair 😊

Por isso desenvolvi minhas técnicas para selecionar a melhor poltrona possível da classe econômica, aproveitando as dicas que recebi do meu amigo comissário de bordo:

  • Os lugares do meio para o fundo são os menos concorridos e, por isso, há mais chances de poder se esparramar na poltrona ao lado.
  • Outra vantagem de escolher um lugar no fundão é que, em geral, o embarque e o serviço de bordo começam por ali. Acho mais animado também, mas se você não curte barulho é melhor evitar as últimas poltronas.
  • Se você tem aquela ansiedade de deixar a aeronave rapidamente, talvez o fundão não seja ideal… Para agilizar, faça sua reserva em um assento no mesmo lado da porta do avião.
  • Corredor ou janela? Se a ideia é passar mais tempo acordada, prefiro a poltrona no corredor. Só reservo a janelinha quando pretendo dormir durante boa parte do voo.
  • A área das asas também é uma boa opção para quem deseja dormir no voo, por ter mais estabilidade em caso de turbulência.
  • Mesmo na classe econômica, há opções de poltronas para quem tem pernas mais longas ou simplesmente precisa de espaço à frente. Em geral, essa “mordomia” é cobrada e deixa você perto de pontos estratégicos da aeronave com regras específicas para casos de emergência.
  • As pessoas têm preferências diferentes. Então, quando viajo acompanhada, sempre converso sobre a escolha de assentos antes de finalizar a compra das passagens.

como viajar com conforto na classe econômica

Na preparação da viagem:

4 | Carregue o necessário

Aproveite as minhas dicas de peças para levar na bagagem de mão e deixe tudo organizado antecipadamente. Use os bolsos externos da mochila ou partes mais acessíveis de sua bolsa para acessórios como fones ou protetores de ouvido, tapa-olho, um sachê de sal de frutas e/ou do analgésico que você costuma tomar, protetor labial, óculos., etc.

Costumo colocar passagem, documento/passaporte, cartão de crédito e algum dinheiro em uma bolsinha menor, atravessada no corpo. Tem gente que curte usar doleira. O ideal é ficar fácil para você mnipular e acomodar no voo — mas difícil para outra pessoa fazer isso.

Essas escolhas são bem pessoais, mas lembre-se de que menos é mais… prático.

E por falar em praticidade, carregue completamente os equipamentos que for levar.

5 | Vá vestida-para-viajar

Aqui o match é de conforto com estilo. A ocasião não comporta uma subida no salto e nem um visual largadão. Afinal, você vai circular bastante antes de chegar ao seu destino.

Para estar bem vestida na medida certa, se adaptar às mudanças de temperatura na aeronave e manter a linha depois de horas de voo, invista em um look em camadas — com peças em tecidos que não amassam.

Algumas ideias que sempre dão certo comigo:

  • Uma calça larguinha com regata ou camiseta básica, de boa qualidade, mais uma ou duas peças para sobreposição (como uma camisa jeans e um cardigã, por exemplo).
  • Um vestido longo, que pode ser usado com meia calça grossa no frio, mais camisa/cardigã e um blazer ou casaco.
vestida para voar com conforto
@karenbritchick
  • Como acessórios, uma bela écharpe, brincos de argola pequena (daqueles sem tarrachinha, que não precisa tirar para dormir), tênis ou abotinado com fecho de zíper, fácil de tirar — e bom para livrar sua bagagem do calçado mais pesado.
  • Evite deixar muita pele à mostra ou apostar em looks tipo jogging ou pijama. Mesmo que essas roupas sejam estilosas e você se sinta à vontade com elas, pode haver desconforto nas interações com o pessoal da companhia aérea, autoridades em geral e pessoas de países com costumes mais austeros.
  • É melhor não levar objetos nos bolsos ou usar cintos, colares, anéis ou outras peças com detalhes em metal. Você pode até tirar essas peças e depois colocar novamente. Só que além de dar trabalho, há chances de perder ou esquecê-las.
como se vestir para um voo confortavel
@_hollyt

6 | Previna o jet-lag

  • Vá se ajustando ao novo fuso horário desde a semana anterior ao embarque. Comece dormindo mais cedo ou mais tarde, um pouco a cada dia. Se o voo for muito longo, faça também uma adaptação parecida com a hora das refeições.
  • Pare de tomar café pelo menos umas 3 horas antes da partida e evite apelar para indutores do sono, de um inocente suco de maracujá àquele remedinho para dormir (mesmo que você já tenha tomado alguma vez “em terra”).
  • Hidrate-se de dentro para fora e de fora para dentro. Tome muita água, água de coco ou até alguma bebida com vitamina C (de preferência, sem açúcar). Capriche no condicionador ao lavar os cabelos, use um leave-in se for o caso, passe um hidratante corporal mais denso, protetor labial, soro no nariz… vá blindada!

No aeroporto:

7 | Evite o estresse

Programe-se para chegar com uma boa antecedência, fazer o check-in tranquilamente e se distraia com um mini-tour pelo aeroporto. Mas nã se distraia a ponto de perder o horário de embarque!

8 | Teste sua sorte

Acho bem difícil conseguir um upgrade gratuitamente, pois a maioria das companhias aérea já estipula valores para isso. Mas não custa tentar… Quando deu certo para mim foi tipo “prêmio de consolação” por conta de atrasos ou mudanças inesperadas no voo. Nem tive que pedir.

9 | Salve as informações

Aproveite o tempo de sobra (e o wifi) para finalizar suas pesquisas, baixar aplicativos úteis e fazer screenshots de informações importantes como vouchers, mapas, contatos…

No voo (finalmente):

dicas para relaxar em voo barato

10 | Socialize um pouco

Salve simpatia! Não precisa “jogar conversa fora” ou engatar discussões filosóficas com a pessoa na poltrona ao lado… basta sorrir e tratar todos com educação e cordialidade.

Como eu gosto de ficar no fundão, acabo conversando um pouco com a equipe de bordo — e isso rende ótimas dicas!

Certa vez, viajei a trabalho para uma cidadezinha no interior de Minas Gerais, em um avião minúsculo de uma companhia desconhecida. Além de mim, a única mulher a bordo era uma comissária em seu primeiro voo.

Como eu fiquei sabendo disso?

Fiquei nervosa com as turbulências e, quando deu uma tranquilizada, fui pedir mais um docinho para ela. Acabamos conversando (e comendo vários docinhos juntas), trocando informações sobre nossas cidades natais, relaxando até a aterrissagem.

dicas para viajar com conforto

11 | Tenha suas frescurites

Isso faz toda a diferença quando se tem que passar horas em um ambiente fechado, com ar condicionado no talo, carpetes e estofamentos confortáveis para os ácaros, banheiros usados por uma pequena multidão…

  • Só beba água de garrafa – evito sempre que posso, mas a exceção é justificável porque não dá para saber de onde vem a água servida em jarras
  • Use chinelos ou meias com solado para se locomover na aeronave – levo sempre umas havaianas no bolso lateral da mochila. Também vale levar travesseirinho inflável, lencinhos umedecidos, seus próprios tapa-olhos e tapa-ouvidos…
  • Só use a manta oferecida pela companhia se ela vier embalada – costumo ir preparada para NÃO contar com ela. Aí, se vier dessa forma, eu coloco na base das costas. Isso aquece os rins e é super relaxante, sem pinicar ou transferir eletricidade estática para meus cabelos.

12 | Cuide do seu bem-estar

  • Ninguém melhor do que você para saber se vale a pena tomar bebidas alcóolicas a bordo ou não. No entanto, considere que uma dose pode até valer por três em seu organismo, por conta de situações peculiares do voo — que não tem nada a ver com uma ida ao bar.
  • Hidrate-se. Again. E de novo, como preferir. Tome muita água, use aquele creminho do banheiro após lavar as mãos (se o recipiente tiver um dispensador digno), passe o protetor labial várias vezes.
  • Levante, movimente-se e faça pequenos alongamentos sempre que puder
  • Distraia-se com o entretenimento de bordo oferecido. Mesmo que seja apenas uma revista. Aliás, elas podem ter dicas interessantes sobre seu destino pois as matérias são feitas por fotógrafos e jornalistas especializados em viagens.

como se preparar para uma viagem

Na chegada:

13 | Leve o que é seu

Recolha suas coisas com calma para não esquecer de nada.

O bolso de frente dos assentos é o principal fornecedor do setor achados-e-perdidos de companhias aéreas. Por isso, evite usá-lo ou só coloque suas coisas lá se der para deixar algo bem chamativo para fora (uma echarpe vermelha, por exemplo).

O ideal é não espalhar muito suas coisas, mas sempre cheque se não ficou nada de seu na emenda da poltrona, no vão entre os assentos e no chão.

14 | Não se contamine pelo estresse alheio

Mantenha a atitude positiva, os sorrisos, a cordialidade.

Lembre-se que só dá para dominar o próprio cansaço. Então, se alguém estiver de mau humor… o problema não é com você!

E aproveite para ir ao banheiro “em terra firme” e se recompor antes de buscar sua bagagem na esteira, passar pela imigração ou controles de saída do desembarque.

15 | Faça um reconhecimento do aeroporto

Isso facilita a “descompressão” após o voo, reativando a energia do seu corpo e mente.

Assim você descobre qual a média da cotação da moeda, checa o preço do cafezinho, confere o estilo das pessoas, etc. E já se familiariza para o voo de volta!

Conte sua experiência

Você tem algum truque diferente para aumentar o conforto em voos na classe econômica? Ou uma história interessante sobre esse tipo de viagem?

E que tal marcar seu look-aeroporto com a #pratserie_blog?

Vou ficar feliz em compartilhar!

DICA: Ganhe desconto na hospedagem e ainda ajude a manter o Pratserie usando um destes links em sua próxima reserva de hospedagem!
Para escolher entre várias opções de acomodação: https://www.booking.com/s/52_6/pratse23
Para ter uma experiência local alugando um espaço para ficar: www.airbnb.com/c/fprats1

Beijos, Prats

fernanda-parts-pratserie-blog.png

Anúncios

2 Replies to “Voar barato AND viajar confortavelmente — como fazer esse match”

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: