POR FERNANDA PRATS, PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG J&M DE JULIANA ALI
Meu segundo mês no REMOTE YEAR foi na capital da Eslovênia, Ljubljana – um país que eu nunca tinha pensado em visitar e uma cidade com nome complicadinho que conquistou meu coração.
Vem ver por quê…
Em Ljubljana o ar é perfumado, o rio tem um tom de verde que parece aquarela, as ruas são bike friendly e hábicas de água potável espalhadas pela cidade. A qualidade de vida por lá é invejável. Tanto que foi eleita como a capital Eco da Europa de 2016.
O que tem de mais genuíno na moda eslovena também tem a ver com sustentabilidade – da escolha dosmateriais e versatilidade das peças até o conceito dos pontos de venda.
Adorei conhecer uma loja que funciona como uma cooperativa de designers:
Eles trabalham a partir de um modelo de organização agrícola mesmo! Lá conversei com a estilista NELI STRUKELJ, que criou um vestido e uma bolsa com múltiplas “configurações”.
Dá uma olhada nesse vídeo, é demais:
As peças de madeira são outra coisa que bom-ba!!!
Óculos, bolsas, acessórios dos mais variados…
…Até gravata borboleta:
Me senti super na trend com minhas armações “handmade in Brasil”…
Aliás, os eslovenos valorizam muito o artesanal, e aí eu me dei bem por ter dicas de uma insider pra lá de especial – ninguém menos que a embaixadora do Brasil, Katia Gilaberte. Ela me apresentou duas artistas que trabalham com feltro e lã de carneiro, a SPELA ORESNIK e a MARJETA FALE.
Marjeta recria a tradição com uma pegada mais moderna e seus acessórios já fizeram parte de desfiles naFashion Week eslovena:
No ATELIER COMUNITÁRIO, dá para comprar essas palmilhas que aquecem os pés quando a gente quer usarsapatilha (dica quente, literalmente, para o inverno):
Claro que as redes de fast fashion também marcam presença no país, assim como as marcas mais famosas. Um preservadíssimo edifício construído em 1903 abriga a Galerja Emporium, que tem corners dos melhores estilistas internacionais e, aff, estava em liquida!!!
Entrei numa LOJA DE BORDADOS só para dar uma olhadinha e o vendedor perguntou meu nome. Enquanto eu me distraía fazendo fotos pra mostrar aqui, ele me preparou este presente:
Não é pra amar muito tudo isso?!!
Me apaixonei pela EsLOVEnia e fiz um RESUMÃO SOBRE MINHA EXPERIÊNCIA de passar um mês por lá. Agora estou na Croácia pesquisando o que tem de mais interessante pra dividir com vocês.
Até o próximo post!!!
Beijos, Prats.
One Reply to “Eco Chic”