O Que É Que A EsLOVEnia Tem?

Antes de começar a contar minhas aventuras na Croácia, quero dividir meus achados nesse AMOR de lugar – que até tem LOVE no nome. Bora?

foto: Katelyn Smith @theremotenomad
foto: Katelyn Smith www.theremotenomad.com

Sabe quando a gente ganha uma amostra grátis e fica tentada a comprar litros do perfume? Acho que isso resume bem o meu mês na Eslovênia. Primeiro, senti na pele a qualidade de viver em meio ao verde, me locomovendo de bicicleta pública e trabalhando num workspace descolado.

Depois, parti numa roadtrip com um grupo de amigos para explorar o país – tão compacto e diverso em paisagens que é considerado uma Europa em miniatura!

20150724_191657

Na costa, em Piran, a gente se sente na Itália (que é logo em frente). A vizinha Áustria se insinua no artesanato e culinária. Os rios têm um tom de verde Ah-Bsurdo!

2015-08-12 11.43.20

E o visual dos lagos… nunca vi igual. O Bohjn é rodeado de montanhas altíssimas. Dá pra fazer um rolê de caiaque e depois pegar o bondinho até as pistas de Ski.

20150726_101837_001

Conhecemos a região dos vinhedos, rodando pelas estradinhas de Kul-E-Bike (tradução: bicicleta motorizada e “cool”). Na cidade de Maribor, maaaais vinho – no museu dedicado à mais antiga videira ainda em atividade DO MUNDO. Tá no Guiness, gente!

Gorgeous! @keepingupwithKimmoy
Gougeous! como diz minha amiga www.keepingupwithkimmoy.com

Aqui rola um achismo:

Nos tours pelos EUA nos mostram o que é O MAIOR ou O MELHOR. Na Europa se valoriza mais a TRADIÇÃO, o que persiste com o tempo. Pronto. Fecho estes parênteses pra falar das comidas.

Experimentamos de tu-do: tábuas com belisquetes, pratos triviais com trufas (chato, né?) e as especialidades do estrelado Rizi Bizi. Inclusive, aprendi a preparar um prato delicioso, o Zikrofi, e a decorar biscoitinhos de gengibre. Não consegui decidir qual meu tipo de mel favorito e pirei num azeite feito de semente de abóbora, que também é típico do país. Fora tudo o que comi no Oprta Kuhna – um festival de gastronomia “Cozinha Aberta” que rola às sextas em Ljubljana..Não vou postar foto de nada disso porque já estou com água na boca…

água fresca pra todos pelas ruas das cidades
água fresca pra todos pelas ruas das cidades

Ainda bem que tivemos uma porção de atividades pra queimar as calorias extras. A urbanoide aqui fez rafting, canoagem e até se jogou das alturas pendurada numa cadeirinha –  aí morreu de medo ao atravessar as cavernas Skocjanske, uma versão subterrânea do Grand Cannyon.  Depois disso tudo, o passeio pelas minas de mercúrio foi tranquiliho… tanto que ensinei a clássica pose do Marco Antonio de Biaggi pros gringos.

veja mais no insta @pratserie
veja mais no insta @pratserie

aMas o mais bacana mesmo foi conhecer pessoas tão inteligentes e apaixonadas pelo que fazem. Minha lista do Facebook agora está recheada de nomes eslovenos, do motorista às coordenadoras das campanhas de turismo. Parti com uma mochilinha leve (que preparei com a câmera ligada pra mostrar pra vocês), voltei com uma inesquecível bagagem.

download3

Claro que também vou dividir os achados da minha pesquisa de moda. Daqui uns dias farei um post especial no blog Juliana e a Moda, aviso vocês. Agora preciso confessar: adoro explorar roteiros alternativos, mas a primeira vez que li o nome Ljubljana foi no itinerário do Remote Year!

Acho que muita gente aí no Brasil também nunca tinha ouvido falar. Recebi ótimas dicas de amigos que já estiveram no país, mas não passaram tanto tempo por lá. Tive a oportunidade de visitar todos esses lugares trabalhando numa campanha para o Slovenian Tourist Board, mas isso não é um publi-post, viu? Quis apenas borrifar um pouquinho desse aroma apaixonante em vocês!

20150726_102236

Anúncios

4 comentários

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s