Pratserie, por Fernanda Prats

Yoga para suar até a mente!

CLICK HERE FOR ENGLISH VERSION – GUEST POST FOR WELLNESS BY JASMIN’S WEBSITE

Se tem um exercício que dá tranquilamente para fazer em viagens é a Yoga – ou o Ioga, como diriam os puristas😊. Enfim, vou usar a forma mais simples para contar um pouco das minhas experiências com essa atividade física (e mental) pelo mundo.

A ideia é inspirar você a começar com a prática, ou se aprofundar em algum estilo para curtir cada vez mais os benefícios da yoga. Bora?

Tipos de yoga ‘testados e aprovados’ em viagens:

 

BIKRAN ou HOT YOGA

Quem acompanha minhas histórias de viagem pelas redes sociais já sabe que estou praticando essa modalidade ‘’quente’ em Bogotá. Mas, apesar de ter brincado sobre isso, a coisa é séria.

Em uma hora e meia fazemos 26 posturas (com uma repetição cada) em um ambiente com alta humidade e temperatura entre 37 e 42 graus.

E o mais difícil nem é o ‘strike a pose’ por 10 segundos num climão desses… é manter a concentração durante todo o tempo. Estar presente por 90 minutos, desafiando corpo e mente, dedicando cada segundo apenas ao próprio desenvolvimento.  

Gosto de dizer que sobrevivi após cada sessão dessa ‘yoga-sauna’, mas na real estou vivenciando algo transformador. Ao voltar pra casa, depois de ter deixado meus pensamentos em silêncio por tanto tempo, observo que eles retornam com mais clareza e assertividade.

YIN YOGA

Pra quem se horrorizou com o relato sobre a Hot Yoga, essa opção é beeem mais light!

As posturas são feitas de forma gradual até que a pessoa fique confortável e possa relaxar na posição por um bom tempo. Essa permanência cria uma pressão contínua sobre tecidos conjuntivos difíceis de serem atingidos com outros tipos de exercício.

Sem esforço ou resistência, mantendo a respiração tranquila e profunda, a Yin Yoga relaxa e promove uma série de benefícios para o corpo e a mente.

Photos - Alice Luker and Fernanda Prats
sem retoques e longe da perfeição… o que vale é praticar!

AEROYOGA

Esse é um tipo de modalidade desafiadora e estimulante. Lembra muito o Neo Pilates que eu fazia no Brasil com a sensacional Keite do Mendes Pilates – publicidade gratuita e genuína porque posso dizer que praticar com ela mudou minha vida para melhor!

A pena é que esse estilo demanda outros equipamentos além do mat de yoga. Sem falar na importância das instruções e correções! Então, aconselho você a pesquisar bem o local se decidir experimentar. Tive a oportunidade de praticar no Santani no Sri Lanka (onde minha amiga Alice Luker fez a foto da direita, acima) e no Radiantly Alive (foto à esquerda, acima), em minha temporada em Bali.

Conto a experiência da imagem do meio a seguir… e se você está planejando uma viagem, não deixe de ver minha dica especial no final deste post!

SUP YOGA

É quando se pratica yoga em cima de uma prancha, em geral em um lago ou rio com águas mais calmas – e muitas vezes com as pranchas presas a cabos de segurança, como aconteceu em minha experiência, no Sri Lanka.

O estilo da prática pode variar mas, como dá para imaginar, o principal benefício dessa ‘aventura’ é desenvolver equilíbrio e concentração.

QUALQUER YOGA!

Eu não poderia terminar este post sem mencionar o site Do Yoga With Me, que uma das garotas do Remote Year me apresentou quando estávamos morando em Liubliana, na Eslovênia.

No subsolo de nosso alojamento havia um grande salão espelhado com colchonetes fininhos que a gente fazia de tapete para yoga. Então, ela convidou a turma a praticar junto com ela, seguindo os vídeos do site.

Gostei tanto da experiência que era sempre uma das primeiras a chegar para as sessões! E depois disso continuei usando o site para praticar onde quer que eu fosse.

Há diversos estilos e níveis, com aulas fáceis de seguir se você entende inglês – mas se você for iniciante é melhor fazer as primeiras práticas com instrutores ‘ao vivo’ e para quem pratica é sempre bom dar uma olhada geral no vídeo antes de começar, ok?

E aí, anima a começar na yoga ou a experimentar um novo estilo de prática? Estou torcendo para que você responda SIM e SIM!!! E para se inspirar ainda mais, dá uma olhada neste vídeo, depois me conta se VAI ou VAI incluir a yoga em sua vida!!!

DICA👍🏻: Ganhe desconto na hospedagem e ainda ajude a manter o Pratserie usando um destes links em sua próxima reserva de hospedagem!
Para escolher entre várias opções de acomodação: https://www.booking.com/s/52_6/pratse23
Para ter uma experiência local alugando um espaço para ficar: www.airbnb.com/c/fprats1

Beijos, Prats

Photo: Alice Luker @styleinsrilanka

Anúncios

5 Replies to “Yoga para suar até a mente!”

  1. Pois é querida. Independente da linha que se escolha a premissa inicial é a que de o yoga é uma prática para além do físico. E é o maior dos desafios, por mais que digam o contrário. Exercitar a mente é tarefa que exige dedicação e disciplina e isso o yoga nos convida a ter. De minha parte, sempre gostei, pratiquei pelo menos três modalidades (infelizmente nenhuma dessas que citou, então não posso opinar a respeito, só admirar) e atualmente acho que estou “descobrindo” uma nova, o mama yoga, que é aquela em que vc faz a linha que souber, desde que lide com o desafio de fazer com a cria por perto. 😁😁

    Curtir

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: