Uma Varanda em Saranda

Me segurei muito tempo para não fazer esse trocadilho do título. Ele ficou na minha cabeça desde o dia em que reservei um hotel, sem saber bem o que esperar. A única certeza era de me hospedar duas noites num quarto com varanda. Que ironia. Nos últimos meses, passei mais de 80% dos meus dias apreciando belíssimos pores de sol… imaginou onde? Sim, numa varanda em Saranda.

sunset in Saranda, Albania @pratserie

Se você segue o Pratserie no instagram e facebook, certamente viu inúmeras fotos que revelam minha paixão por este lugar. Mas talvez ainda não saiba como eu vim parar aqui. Há muitas camadas nessa história…

Quando descobri Saranda?

Minha ideia inicial era fazer uma viagem entre Grécia e Itália assim que terminasse meu contrato no Sri Lanka, em 15 de janeiro de 2018. Ou seja, se não tivesse sofrido aquela situação de assédio no trabalho, eu não teria desembarcado em Doha há exatos seis meses e usado o wifi do aeroporto para pesquisar e reservar acomodação nesta cidade.

weather in Saranda, Albania @pratserie

Mas por quê Albânia?

No Sri Lanka, eu trabalhava em um hotel, com direito a estadia e alimentação. Para realizar o plano de viagem que descrevo acima, eu estava economizando uma grande parte do meu salário, pesquisando preços de passagens e me programando para chegar à Europa na temporada baixa.

No entanto, tive que marcar um vôo de última hora, ‘abrir mão’ de 6 salários e aterrissar em Atenas no auge do verão. Se eu não viesse rapidamente para um país com custo de vida bem mais baixo, não sei como teria me virado!

Corfu island - view from Saranda, Albania @pratserie
A ilha de Corfu, na Grécia, fica logo ali…

Como decidi ficar?

A Grécia está, literalmente, a 36 km desta varanda. Só que lá os meus custos seriam 3 vezes maiores. Na Itália, esta diferença seria até maior. Aqui a moeda local vale menos que um centavo de euro, mas eu não chego a gastar 15 euros por semana.

Deixando os números de lado, a energia desse lugar é muito mais valiosa do que as rúpias que estaria recebendo no Sri Lanka. Dá pra acreditar que eu tive de sair da Ásia para encontrar meu zen?

Amo Saranda do jeitinho que ela é – com essa luz azulada que me faz sentir do lado de dentro de um filme e também nos dias cinzas, quando o mix de estilos arquitetônicos pode parecer uma favela de concreto.

Corfu, Greece - view from Saranda, Albania @pratserie

A cidade fica linda com o movimento nas pessoas no verão, com as praias desertas no outono e até com as piscinas vazias, as lojinhas fechadas e as muitas obras rolando no inverno.

Se consegui evitar o trocadilho até quase agora, o mesmo não acontece com minhas postagens de pôr de sol – que mal fazem justiça ao visual da ‘minha’ varanda em Saranda.

Moon in Saranda, Albania @pratserie

Você tem um ‘crush’ por alguma cidade? Não esqueça de reservar sua próxima hospedagem através deste link para receber R$ 50 de volta. Como explico no post anterior, eu também recebo o mesmo valor quando você participa dessa promoção e isso me ajuda na manutenção do Pratserie.

Beijos, Prats

Fernanda Prars in Saranda, Albania @pratserie

Anúncios

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s