3 museus para visitar em viagens (fora os imperdíveis)

Kampa Museum outside @pratserie
‘Se a cultura de uma nação sobrevive, então a nação também sobrevive’

Visitar museus é uma atividade clássica em viagens. Toda cidade tem um espaço para abrigar obras de arte e arquivos históricos – e muitos são citados como ‘imperdíveis’ nos guias de turismo. Mas não é destes que vou falar aqui.

Como gosto de passar mais tempo nos lugares para onde viajo, vivenciando o dia a dia dos moradores, sempre acabo visitando atrações que os turistas não incluem em seus roteiros.

E adoro quando rolam aquelas promoções de entrada gratuita no museu 😊

Por conta disso, também contabilizo alguns micos visitas a museus diferentões como o Museu do Marzipã em Budapeste (que não era maior do que uma sala de casa), o Museu do Abba em Estocolmo (onde não passei da lojinha) ou uma prévia do novíssimo Moomin Museum na Finlândia… só que ainda prefiro estes que indico abaixo!

Dicas de museus para visitar em viagens

Sakip Sabanc museum outside @pratserie
Vista do Bósforo no Sakip Sabanc

SAKIP SABANCI MUZESI

Istambul, Turquia

Ele está bem longe da área do Grand Bazar, das mesquitas e dos bairros descolados de Istambul mais conhecidos dos turistas. Mesmo assim vale a visita, tanto ao museu quanto à região onde ele fica – e tanto do lado europeu quanto do lado asiático.

Por sinal, avistar o Bósforo com uma obra de arte do Sakip Sabanc interferindo na paisagem é sensacional. O museu tem um acervo bem organizado , com recursos interativos, e sempre rola alguma exposição bacana por lá.

textile museum kuala lumpur @pratserie
Museu Têxtil na Malásia

MUZIUM TEKSTIL NEGARA

Kuala Lumpur, Malásia

Ooops, este até aparece na lista dos imperdíveis. Mas a maior parte dos turistas que vai para KL só visita torres Petronas, shoppings, talvez as Batu Caves…. e não passa tempo suficiente na cidade para entrar lá.

Então também vou ser rapidinha, porque aqui já um post bem bacan (modéstia à parte) sobre as atrações menos convencionais em Kuala Lumpurcom informações sobre o museu têxtil. Só digo que ele tem uma exibição permanente que abrange desde e origem pré histórica dos tecidos –  mostrando  looks bem diferentes para nós, ocidentais.

Louis Vuitton Paris Bois de Boulogne @pratserie
Vista de Paris no topo da fundação Louis Vuitton

FONDATION LOUIS VUITTON

Paris, França

Não tão imenso quanto o Louvre – onde é preciso fazer mais de uma visita ou editar o passeio para digerir tamanha quantidade de informação – não tão perto de tudo quanto o Musée D’Orsay ou o Pompidou.

A Fundação Louis Vuitton tem um museu para visitar em menos tempo e também vale pelo passeio no Bois de Boulogne, o maior parque de Paris.

O LV impressiona pela arquitetura, do meu ‘crush’ Frank Gehry, e oferece vistas incríveis da cidade, além de importantes exposições de arte. Veja mais fotos e dicas aqui.

PS – As fotos da obra Red Rider, de Michael Gabriel, na capa e abertura deste post, foram feitas na parte externa do Museun Kampa em Praga, Repúblia Checa. O museu não faz parte desta lista porque estava em obras na época de minha visita. Fica pra próxima!

E os museus brasileiros?

Acho que nem preciso falar na indignação que todos estamos sentindo pelas circunstâncias do incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro… afinal, a ideia é fazer um post descontraído para quem curte arte, cultura e turismo de experiência.

Então finalizo contando que estou feliz por já ter conferido os novos ‘imperdíveis’ de São Paulo (a Japan House e o Instituto Moreira Salles) e que ainda tenho uma boa lista de museus para visitar em viagens pelo Brasil. Pode deixar que eu levo você junto!

visiting museum @pratserie

Beijos, Prats

Anúncios

Guardanapo virtual... escreva aqui seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.