
Visitar museus é uma atividade clássica em viagens. Toda cidade tem um espaço para abrigar obras de arte e arquivos históricos – e muitos são citados como ‘imperdíveis’ nos guias de turismo. Mas não é destes que vou falar aqui.
Como gosto de passar mais tempo nos lugares para onde viajo, vivenciando o dia a dia dos moradores, sempre acabo visitando atrações que os turistas não incluem em seus roteiros.
E adoro quando rolam aquelas promoções de entrada gratuita no museu 😊
Por conta disso, também contabilizo alguns micos visitas a museus diferentões como o Museu do Marzipã em Budapeste (que não era maior do que uma sala de casa), o Museu do Abba em Estocolmo (onde não passei da lojinha) ou uma prévia do novíssimo Moomin Museum na Finlândia… só que ainda prefiro estes que indico abaixo!
Dicas de museus para visitar em viagens

SAKIP SABANCI MUZESI
Istambul, Turquia
Ele está bem longe da área do Grand Bazar, das mesquitas e dos bairros descolados de Istambul mais conhecidos dos turistas. Mesmo assim vale a visita, tanto ao museu quanto à região onde ele fica – e tanto do lado europeu quanto do lado asiático.
Por sinal, avistar o Bósforo com uma obra de arte do Sakip Sabanc interferindo na paisagem é sensacional. O museu tem um acervo bem organizado , com recursos interativos, e sempre rola alguma exposição interessante por lá.

MUZIUM TEKSTIL NEGARA
Kuala Lumpur, Malásia
Ooops, este até aparece na lista dos imperdíveis. Mas a maior parte dos turistas que vai para KL só visita torres Petronas, shoppings, talvez as Batu Caves…. e não passa tempo suficiente na cidade para entrar lá.
Então também vou ser rapidinha, porque aqui já um post bem bacana (modéstia à parte) sobre as atrações menos convencionais em Kuala Lumpur, com informações sobre o museu têxtil. Só digo que ele tem uma exibição permanente que abrange desde e origem pré histórica dos tecidos – mostrando looks bem diferentes para nós, ocidentais.

FONDATION LOUIS VUITTON
Paris, França
Não tão imenso quanto o Louvre – onde é preciso fazer mais de uma visita ou editar o passeio para digerir tamanha quantidade de informação – não tão perto de tudo quanto o Musée D’Orsay ou o Pompidou.
A Fundação Louis Vuitton tem um museu para visitar em menos tempo e também vale pelo passeio no Bois de Boulogne, o maior parque de Paris.
O LV impressiona pela arquitetura, do meu ‘crush artístico’ Frank Gehry, e oferece vistas incríveis da cidade, além de importantes exposições de arte. Veja mais fotos e dicas aqui.
PS – As fotos da obra Red Rider, de Michael Gabriel, na capa e abertura deste post, foram feitas na parte externa do Museun Kampa em Praga, Repúblia Checa. O museu não faz parte desta lista porque estava em obras na época de minha visita. Fica pra próxima!
E os museus brasileiros?
Acho que nem preciso falar na indignação que todos estamos sentindo pelas circunstâncias do incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro… afinal, a ideia é fazer um post descontraído para quem curte arte, cultura e turismo de experiência.
Então finalizo contando que estou feliz por já ter conferido os novos ‘imperdíveis’ de São Paulo (a Japan House e o Instituto Moreira Salles) e que ainda tenho uma boa lista de museus para visitar em viagens pelo Brasil. Pode deixar que eu levo você junto!
DICA👍🏻: Ganhe desconto na hospedagem e ainda ajude a manter o Pratserie usando um destes links em sua próxima reserva de hospedagem!
Para escolher entre várias opções de acomodação: https://www.booking.com/s/52_6/pratse23
Para ter uma experiência local alugando um espaço para ficar: www.airbnb.com/c/fprats1
Beijos, Prats
One Reply to “3 museus para visitar em viagens (fora os imperdíveis)”